O ensino médio em blocos de disciplinas semestrais no estado do Paraná e sua convergência com a política educacional neoliberal

Autores/as

  • Jeovania Fabro
  • Suely Aparecisa Martins

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i17.9369

Palabras clave:

Ensino Médio, disciplinas semestrais, políticas educacionais,

Resumen

O Ensino Médio brasileiro passa por um processo de reorganização administrativa, pedagógica e financeira que converge com as políticas neoliberais, as quais orientam a economia, a função do estado e a esfera das políticas educacionais brasileiras. Este artigo limitou-se a refletir sobre os programas desenvolvidos em âmbito federal, com o Ensino Médio Inovador, e, estadual, com o Ensino Médio em blocos de disciplinas semestrais, implantado no Paraná a partir de 2009. A relevância desse trabalho apresenta-se como uma tentativa de explicitar os esforços por parte dos estados na reorganização do Ensino Médio com vistas a uma política de resultados.

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Publicado

03/02/2017

Cómo citar

FABRO, J.; MARTINS, S. A. O ensino médio em blocos de disciplinas semestrais no estado do Paraná e sua convergência com a política educacional neoliberal. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 17, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i17.9369. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9369. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos