MEDIDAS EDUCACIONALES CONCERNIENTES A LA ESCUELA PRIMARIA DESARROLLADAS EN BRASIL EN EL PERÍODO DE 1996 HASTA 2010

Autores/as

  • Rosângela Maria Boeno UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS DOIS VIZINHOS
  • Maria Elisabeth Blankc Miguel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9604

Palabras clave:

Política Educacional. Las Organizaciones Internacionales. Educación.

Resumen

Este artículo presenta los resultados del estudio documental y bibliográfico sobre los principales cambios educativos ocurridos en Brasil, durante los gobiernos de Fernando Henrique Cardoso y Luiz Inacio Lula da Silva. El referido estudio se centró en el análisis de estas medidas, las cuales atienden los requisitos de las organizaciones internacionales. Para mejor comprenderlas, fue utilizado referencias teóricas, la legislación y documentos oficiales. Los resultados indican que, aunque las medidas adoptadas corresponden a las solicitudes de preparación del estudiante para cumplir los requisitos económicos, también contribuyen para un mejor aprendizaje de los estudiantes.

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Biografía del autor/a

Rosângela Maria Boeno, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Possui mestrado em Educação pela PUCPR, especialização em Pedagogia Escolar - ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional; Neuropsicologia; Docência no Ensino Superior. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000). Atualmente é professora do magistério superior da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS DOIS VIZINHOS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores e processo ensino-aprendizagem.

Maria Elisabeth Blankc Miguel, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1964), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1982) e doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, educação paranaense, história da educação, formação de professores e fontes da história da educação.

 

Citas

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Publicado

15/01/2017

Cómo citar

BOENO, R. M.; BLANKC MIGUEL, M. E. MEDIDAS EDUCACIONALES CONCERNIENTES A LA ESCUELA PRIMARIA DESARROLLADAS EN BRASIL EN EL PERÍODO DE 1996 HASTA 2010. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 7–23, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9604. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9604. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Artigos