Saga Cigana: narrativas (auto) biográficas intergeracionais na comunidade do bairro Sumaré no município de Sobral-CE

Autores

  • Liana Liberato Lopes Carlos Centro Universitário -UNINTA
  • Andrea Abreu Astigarraga

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10205

Palavras-chave:

Ciganos. Estigma. Interculturalidade. Narrativas intergeracionais.

Resumo

Quem são, como vivem, o que pensam os integrantes de várias gerações ciganas? O que sabemos sobre eles são transmitidos por eles mesmos ou pelo filtro do preconceito, da discriminação e do estigma? Em que medida o diálogo intercultural permeia a visão que a sociedade tem da comunidade cigana? Este artigo descreve e analisa três narrativas autobiográficas intergeracionais ciganas compostas por uma família organizada em pai, filha e tio, que serão denominados de: SOL, LUA e ESTRELA, respectivamente. A comunidade cigana em estudo está situada no Bairro Sumaré, no município de Sobral, no Ceará. As narrativas orais foram coletadas em forma de entrevistas semiestruturadas. O principal resultado da pesquisa nos revela que a comunidade cigana ainda vive envolta no preconceito, na estigmatização. Percebemos, na pesquisa que, a comunidade faz sua história para enfrentar as situações de estigma e exclusão sócio-cultural, com atitudes de resistências, mantendo seus costumes e jeito de ser. Por fim, compreendemos que ouvir a comunidade cigana, suas vozes, para servirmos como amplificadores de suas resistências, possibilita manter e recuperar suas identidades culturais, no que diz respeito às suas origens.

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Biografia do Autor

Liana Liberato Lopes Carlos, Centro Universitário -UNINTA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).Atualmente integra os grupos de pesquisas do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas-GEPAS -(UVA-CE) e Oralidade, Cultura e Sociedade- (UECE). Estar vinculada ao Centro Universitário-UNINTA como professora. Pesquisadora da CAPES no Programa de Formação de Professores (PARFOR) junto ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú- (UVA-CE)

Andrea Abreu Astigarraga

Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006), Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano: infâncias e juventudes, práticas lúdicas e pesquisa (auto) biográfica. É coordenadora do Grupo de Estudos e pesquisas autobiográficas – GEPAS.

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

LOPES CARLOS, L. L.; ASTIGARRAGA, A. A. Saga Cigana: narrativas (auto) biográficas intergeracionais na comunidade do bairro Sumaré no município de Sobral-CE. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1016–1030, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10205. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10205. Acesso em: 22 dez. 2024.