Reconhecimento do notório saber e a inclusão excludente do professor na educação básica: qual o lugar da universidade na formação?

Autores

  • Jussara Marques de Macedo Universitas/BR.Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10841

Palavras-chave:

Formação docente. Notório saber. Educação superior. Certificação de competências.

Resumo

O artigo resulta da investigação sobre o “reconhecimento do notório saber” como requisito para o exercício da docência na educação básica, previsto na Lei Nº 13.415/2017. A hipótese é que tal iniciativa é decorrência das políticas de formação docente implementadas a partir da Lei 9.394/1996, que abriu possibilidades para a formação em espaços outros que não a educação superior, como lócus privilegiado da formação. O objetivo é compreender o processo de construção da ideia de “reconhecimento de notório saber” como requisito para a docência no decurso das políticas de formação para o trabalho docente na educação básica, articuladas ao modelo de gestão educacional de caráter gerencialista. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo que se insere na categoria de pesquisa bibliográfica. A análise parte da definição de formação prática e teórica para o trabalho docente para indicar a educação superior como espaço apropriado e coerente com tal formação e, por isso, capaz de extinguir o caráter da inclusão excludente do professor na educação básica por meio do “reconhecimento do notório saber”. Os resultados apontam que o “reconhecimento do notório saber” como requisito para a docência contribui para a desprofissionalização do trabalho docente, ao fundamentar-se no argumento do “aprender a aprender” como caminho para indivíduos autogerirem sua própria formação e atualização profissional.

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Biografia do Autor

Jussara Marques de Macedo, Universitas/BR.Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora adjunta do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação. Docente do Programa de Pós-graduação Strictu Senso Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH/UFRJ). Membro do Coletivo de Estudos e Pesquisas em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ)

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

MACEDO, J. M. de. Reconhecimento do notório saber e a inclusão excludente do professor na educação básica: qual o lugar da universidade na formação?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1239–1259, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10841. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10841. Acesso em: 28 mar. 2024.