A produção acadêmico-científica do programa de pós-graduação em educação da UNESP/Marília-SP e a política pública nacional de educação especial no Brasil: aspectos históricos
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11910Palavras-chave:
Educação, História da educação, Educação especial, Produção acadêmico-científica, Política Nacional de Educação Especial no Brasil.Resumo
Apresentam-se neste artigo resultados das nossas reflexões realizadas junto aos grupos de estudos e pesquisas que integramos, centradas no objetivo geral de sistematizar e analisar teses e dissertações concluídas entre 2005 e 2008, na linha de pesquisa “Educação Especial no Brasil”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC-UNESP/Marília. Tais reflexões foram realizadas considerando-se que as mudanças, políticas públicas voltadas para as várias áreas sociais, assim como à educação são ou deveriam ser impulsionadas também pelos resultados das pesquisas acadêmico-científicas. Nesse sentido, e após as investigações realizadas, concluímos que as teses e dissertações analisadas foram capazes de apontar e legitimar, pelo existente ou o lacunar, aspectos das lutas que se travaram em Educação Especial no Brasil numa perspectiva inclusiva, as quais culminaram na Política Nacional de Educação Especial e nosso país.
Downloads
Referências
BELLOTTO, H. L. Os instrumentos de pesquisa no processo historiográfico. Anais..., Congresso Brasileiro de Arquivologia, 4, 1979, p. 133-147.
CASTRO, R. M. de. A produção acadêmica sobre formação de professores na Pós-Graduação em Educação da Unesp-Marília (1988-2008). 23 f. Projeto de Pesquisa (Triênio 2009-2011) – Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp/Marília, 2009a.
CASTRO, R. M. de. Teses e dissertações do programa de pós-graduação em educação da FFC-Unesp/Marília, produzidas entre 1992-2008. In: CASTRO, R. M. de. A Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (1988-2008) e suas contribuições para a pós-graduação no Brasil: primeiros apontamentos. 605f. Relatório Parcial de Pesquisa (Pós-Doutorado) – Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2009b.
CASTRO, R. M. de. Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (1988-2008) e suas contribuições para a pós-graduação no Brasil. 23 f. Projeto de Pesquisa (Pós-doutorado) – Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2009c.
CASTRO, R. M. de. A Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (1988-2008) e suas contribuições para a pós-graduação no Brasil. 213f. Relatório Final de Pesquisa (Pós-Doutorado) – Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2010. disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/estagios_pos_doutorais/pdf/pesquisa_rosane_final.pdf. Acesso em: 02 jul. 2010.
FREITAS, S. Direito à educação para pessoas com deficiência: considerações acerca das políticas públicas. In: BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. de. (Org.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da Educação Especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 221-228.
MAZZOTTA, M. J. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MELO, D. C. F. de; SILVA, J. H. da. As políticas públicas da Educação Especial e a FENAPAEs sob a perspectiva gramsciana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 151-164, abr., 2016. ISSN 1982-5587. DOI: 1021723/riaee.2016.v11.n1.p151.
NUNES, L. R. O. P. et al. Análise de dissertações e teses sobre Educação Especial nas áreas de Educação e Psicologia. In: MARQUEZINE, M. C; ALMEIDA, M. A.; OMOTE, S. Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003. p. 137-152.
NUNES, L. R. O. P.; FERREIRA, J. R.; MENDES, E. G. Teses e dissertações sobre Educação Especial: os temas investigados. In: MARQUEZINE, M. C; ALMEIDA, M. A.; OMOTE, S. Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003. p. 113-136.
SILVA, M. R. Análise bibliométrica da produção científica docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar: 1998-2003. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.