Dossiê: dimensões de privatização na educação básica: diferentes contextos em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22iesp3.12015

Resumo

O Dossiê reúne reflexões desenvolvidas a partir do V Seminário Internacional do Greppe: Dimensões da privatização na Educação Básica, realizado em agosto de 2017.[1]O objetivo é contribuir no debate sobre complexidade das dimensões da privatização e suas decorrências para consecução do direito à educação em diferentes contextos.

[1] A realização Seminário foi possível graças ao apoio da Fapesp, CNPq e Capes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teise Garcia, USP

Professora na Universidade de São Paulo- campus Ribeirão Preto, na FFCLRP, Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional e Administração de Unidades Educativas na Educação Básica, desenvolvendo pesquisas sobre a gestão educacional no contexto das relações entre o público e privado. Coordena Seção Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Greppe-USP/RP. É vice-diretora estadual da Anpae (2017-2019), integra a Fineduca e é associada da Anped. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP (2017-2019).

Referências

ADRIÃO, T. Indicações e reflexões sobre as relações entre esferas públicas e privadas para a oferta educacional no Brasil. Políticas Educativas, v. 3, p. 1-1, 2009.

ADRIÃO, T. Dimensões da privatização da educação básica no Brasil a partir de 1990: Um diálogo com a produção acadêmica. Tese [Livre Docência]. Faculdade de Educação, Unicamp, 2015.

ADRIÃO, T.; GARCIA, T.; BORGHI, R.; Bertagna, R.; MOEHLECKE, S. Mapeamento das Estratégias de privatização da Educação Básica no Brasil (2005-2015). (Relatório de pesquisa-CNPq), 2018.

LIMA, L. Apresentação da seção temática - Privatização da educação no contexto da(s) "Terceira(s) Via(s)”: uma caracterização em análise. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 2, p. 177-181, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss2articles/apresentacao.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2018.

GARCIA, T.; ADRIÃO, T. (Org.) Currículo, gestão e oferta da educação básica brasileira: incidências de atores privados nos sistemas estaduais (2005-2015). Curitiba: CRV, 2018.

GARCIA, T.; ADRIAO, T. M. F.; BORGHI, R.; A Nova Gestão Pública e o contexto brasileiro. In: Martins, A.M. (Org.). Instituições educacionais: políticas, gestão e práticas profissionais. 1. ed. Santos: Editora Leopoldianum-Universidade Católica de Santos, 2009, v. 1, p. 9-23, 2009.

Publicado

02/12/2018

Como Citar

GARCIA, T. Dossiê: dimensões de privatização na educação básica: diferentes contextos em análise. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp3, p. 1236–1240, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22iesp3.12015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12015. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Apresentação/Prefácio