Orientação profissional como forma de autodeterminação e autorrealização na vida dos jovens
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.15009Palavras-chave:
Orientação de carreira, Autodeterminação, Auto-realização da vida, Prospectivas, Competitividade, Educação, AutoconhecimentoResumo
A autodeterminação profissional dos jovens é um processo controverso, complicado pela necessidade de escolher o campo de atividade e determinar seu lugar na vida. Levar em conta a complexa influência de todos os fatores na orientação profissional dos jovens é considerado uma garantia confiável da escolha da profissão do jovem como parte da autodeterminação da vida. Entretanto, não se pode supor que este processo não precise de gerenciamento e apoio prático, e pode ser realizado de forma auto-ajustável. Além disso, ao escolher uma profissão, os jovens muitas vezes confiam em atributos externos (publicidade, ostentação, prestígio da profissão dentro dos círculos imediatos), o que dá origem a um interesse correspondente em seu desenvolvimento. Às vezes eles não levam em conta sua correspondência com as exigências do campo profissional particular: características pessoais que representam a importância de um profissional, nível intelectual de desenvolvimento ou as capacidades fisiológicas necessárias para a implementação desta atividade profissional. Uma maior atenção é destinada ao desenvolvimento dos instintos naturais da geração mais jovem, assim como sua formação profissional, ou seja, na organização da assistência aos jovens na escolha de um emprego. Ao mesmo tempo, a escolha deve ser feita não apenas com foco nas necessidades e oportunidades dos próprios jovens, mas também levando em conta a situação do mercado de trabalho nas condições de atualização contínua da lista de profissões populares. A vontade de responder rapidamente às demandas do mercado é a abordagem mais aprovada para escolher uma profissão em condições modernas. Uma assistência oportuna e qualificada na orientação profissional ajudaria os jovens a atender à mais alta necessidade: a necessidade de auto-realização.
Downloads
Referências
BLINOV, V. I. et al. Kontseptsiya soprovozhdeniya professional'nogo samoopredeleniya obuchayushchikhsya v usloviyakh nepreryvnosti obrazovaniya [The concept of supporting professional self-determination of students in the conditions of continuous education]. Moscow: FIRO, 2015.
CHEREDNICHENKO, G. A. Molodozh' Rossii: sotsial'nyye oriyentatsii i zhiznennyye puti (opyt sotsiologicheskogo issledovaniya) [Youth of Russia: social orientations and life paths (experience of sociological research)]. Saint Petersburg: Izdatel'stvo Russkogo Khristianskogo gumanitarnogo institute, 2004.
CHISTYAKOVA, S. N. Pedagogicheskoe soprovozhdenie samoopredeleniya shkol'nikov: metod. posobie [Pedagogical support of students' self-determination: study guide]. Moscow: Izdatel'skiy tsentr “Akademiya”, 2007.
DUSHKOV, B. A.; KOROLEV, A. V.; SMIRNOV, B. A. Psikhologiya truda, professional'noy, informatsionnoy i organizatsionnoy deyatel'nosti [Psychology of labor, professional, informational and organizational activity]. Moscow: Slovar, 2009.
ILLARIONOV, S. V.; ILLARIONOVA, L. P. Plyusy i minusy obucheniya s primeneniyem distantsionnykh obrazovatel'nykh tekhnologiy [Pros and cons of training with the use of distance educational technologies]. TSITISE, n. 2, p. 27, 2015.
KLIMOV, E. A. Psikhologiya professional'nogo samoopredeleniya [Psychology of professional self-determination]. Rostov-on-Don, 1984.
KON, I. S. Otkritiye Ya [The opening of I]. Moscow, 1978.
LANTSOVA, T. I. Primenenie sovremennykh pedagogicheskikh tekhnologiy v protsesse diagnostiki i razvitiya sposobnosti k gipotetichnosti budushchego pedagoga-psikhologa [Application of modern pedagogical technologies in the process of diagnostics and development of the ability to hypothetical future teacher-psychologist]. Molodoy uchenyy, n. 3-1 (137), p. 12-15, 2017.
MITINA, L. M. Professional'noe i lichnostnoe samoopredelenie molodezhi: vchera, segodnya, zavtra [Professional and personal self-determination of youth: yesterday, today, tomorrow]. In: ALL-RUSIAN RESEARCH AND PRACTICE CONFERENCE, 2008, SAMARA. Proceedings […]. Samara: Samarskaya gumanitarnaya akademiya, 2008.
PEREPELKINA, N. A. Professional'noe samoopredelenie starsheklassnikov kak vozmozhnost' realizatsii konkurentnosposobnoy lichnosti v real'nykh rynochnykh usloviyakh sovremennogo rossiyskogo gosudarstva [Professional self-determination of high school students as an opportunity to realize a competitive personality in real market conditions of the modern Russian state]. In: INTERNATIONAL SCIENTIFIC AND PRACTICAL CONFERENCE, 2018. Proceedings […]. 2018.
PILYUGINA, E. I. Tekhnologii adaptatsionnoy integratsii lichnosti studenta-migranta v polikul'turnuyu sredu vuza [Technologies of adaptive integration of the personality of a migrant student in the multicultural environment of the university]. In: Collected articles of the International scientific and methodological competition. In 2 parts. 2020.
PRYAZHNIKOV, N. S. Aktiviziruyushchaya profkonsul'tatsiya [Activating career guidance]. Moscow: “Akademiya”, 2014.
PRYAZHNIKOV, N. S. Professional'noe samoopredelenie: teoriya i praktika [Professional self-determination: theory and practice]. Moscow: “Akademiya”, 2007.
PRYAZHNIKOV, N. S. Proforietologiya [Proforientology]. Moscow: Yurayt, 2016.
RAZUMOVA, M. V. K voprosu o traktovke ponyatiya ‘Proforiyentatsiya’ [On the question of the interpretation of the concept of career guidance]. Professional'noe obrazovanie i obshchestvo, v. 1, n. 9, p. 51-59, 2014
RED’KO, L. L. Gotovit' novogo uchitelya dlya novoy Rossii [Prepare a new teacher for the new Russia]. Vestnik Stavropol'skogo gosudarstvennogo pedagogicheskogo institute, p. 13-25, 2016.
SALTSEVA, S. V., YARTSEV, M. Dosugovaya deyatel'nost' i professional'noe stanovlenie pedagoga: ucheb. posobie [Leisure activities and professional formation of a teacher: study guide]. Ministry of education and science of Russian Federation. Orenburg region Institute for advanced training of education workers, state educational institution Orenburg State Pedagogical University. Orenburg: Izd-vo OPCRA.
SHUMSKAYA, O. A. Kakim dolzhen byt' sovremennyy uchitel'? [What should a modern teacher be like?]. In: INTERNATIONAL SCIENTIFIC CONFERENCE, 5., 2018. Proceedings […]. Krasnodar: Novatsiya, 2018.
SMIRNOVA, G. M.; UDARTSEVA, S. M.; GOTTING, V. V.; SHEBALINA, O. A. Professional'naya oriyentatsiya molodezhi v sovremennykh usloviyakh [Professional orientation of youth in modern conditions]. Novosibirsk: Izd. ANS “SibAK”, 2017.
TABOLOVA, E. S.; DONEVA, O. V. Metody matematicheskoy statistiki v podgotovke budushchikh psikhologov i pedagogov [Methods of mathematical statistics in the preparation of future psychologists and teachers]. Voprosy pedagogiki, n. 2-1, p. 63-66, 2020.
TARANOV, V. A. Organizatsiya dukhovno-nravstvennogo vospitaniya molodozhi v usloviyakh sovremennogo pedagogicheskogo vuza [Organization of spiritual and moral education of youth in the conditions of a modern pedagogical university]. Sovremennaya nauka: aktual'nye problemy i puti ikh resheniya, v. 5, n. 18, p. 109-111, 2015.
YOVAISHA, L. A. Problemy professional'noy oriyentatsii shkol'nikov [Problems of professional orientation of school children]. Moscow: Pedagogika, 1983.
ZEER, E. F. Psikhologiya professiy: Uchebnoe posobie dlya studentov vuzov [Psychology of professions: coursebook for university students]. 2. ed. rev. and ext. Moscow: Akademicheskiy Proekt; Ekaterinburg: Delovaya kniga, 2003.
ZHURKINA, A. Y. A; SERGUSHIN, E. G.; SERGUSHINA, O. V. Teoreticheskie aspekty formirovaniya sotsial'no-professional'nogo samoopredeleniya uchashchikhsya obrazovatel'nykh organizatsiy [Theoretical aspects of formation of social and professional self-determination of students of educational organizations]. Integratsiya obrazovaniya, v. 20, n. 1, p. 29-36, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.