Educação física, gerontologia e bioética: visões sobre a autonomia do idoso
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.15328Palavras-chave:
Educação física, Gerontologia, Bioética, AutonomiaResumo
Este estudo é uma revisão de literatura que busca demonstrar as visões da Educação Física, da Gerontologia e da Bioética em relação à Autonomia do Idoso. A pesquisa de cunho bibliográfico objetivou proporcionar acesso à literatura para análise de estudos já produzidos sobre o assunto e realizada junto aos estudos relacionados às práticas de elaboração de Tese de Doutoramento em Gerontologia Biomédica, no Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Justifica-se a temática devido à importância que esta assume no cenário científico atual e em suas discussões em uma dimensão estratégica, a qual torna importante enfatizar e estimular a prática de envelhecer com saúde e qualidade. E sendo a Autonomia, juntamente com fatores de funções físicas, mentais e psicológicas, de suma importância para um envelhecer saudável, promovendo para a pessoa idosa a sua independência e a dignidade para realizar suas escolhas. Como resultado da pesquisa pode se enfatizar que é imprescindível estimular a prática regular de atividade física aeróbica ou de fortalecimento muscular, as quais trazem mudanças para a adoção de um estilo de vida ativo ao indivíduo e é parte fundamental de um envelhecer com qualidade e saúde. Desta forma o estudo considera que a Bioética está preocupada com a qualidade de vida existente, dos seres humanos; acompanhando com atenção especial as áreas da saúde; e observa a aplicabilidade e a relação dos seus princípios com a produção do conhecimento. O conhecimento produzido tem por objetivo compreender a importância da Educação Física e ainda verificar se suas práticas estão voltadas para os estudos da Gerontologia e do respeito à Autonomia do Idoso.
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