Abordagem híbrida no ensino superior: reflexões teórico-metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9826

Palavras-chave:

Ensino híbrido. Professor. Ensino superior.

Resumo

O estudo em questão versa acerca de conceitos teórico-metodológicos construídos no Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias – GPET, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Frederico Westphalen – RS. Objetiva abordar o Ensino Híbrido como fonte de práticas interativas no Ensino Superior. Tem como metodologia o estudo qualitativo, através da pesquisa teórica, e traz em seu referencial os principais expoentes: Prensky (2010), Christensen (2015), Bacich (2015). As instituições vêm recebendo uma geração nativa digital que expressa seus saberes e desejos de aprender, tendo a tecnologia como uma forte aliada. Urge preparar o professor para uma prática reflexiva, à inovação e à interação. Como conclusão, os pressupostos do Ensino Híbrido aliam a interatividade e o conhecimento, tão necessários a esta geração que chegou à universidade, e que possibilitam ao professor instituir uma metodologia que proponha a ampla troca de ideias e a capacidade de dialogar sobre conteúdos de maneira interativa e diferenciada.
Palavras-chave: Ensino Híbrido. Professor. Ensino Superior.

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Referências

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Publicado

04/10/2017

Como Citar

CERUTTI, E.; MELO, L. F. de. Abordagem híbrida no ensino superior: reflexões teórico-metodológicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 605–620, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9826. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9826. Acesso em: 21 nov. 2024.

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