Status educacional e jurídico dos atores dos regimes jurídicos experimentais (sandboxes regulatórios) na Rússia
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17408Palavras-chave:
Regime jurídico experimental, Sandbox regulatório, Status educacional, Economia digital, Descrição educacionalResumo
O objetivo deste trabalho é estudar o status educacional e jurídico dos atores dos regimes jurídicos experimentais russos (sandboxes regulatórios). Esta pesquisa analisa categorias de atores de regimes jurídicos experimentais (sandboxes regulatórios), conforme previsto pela legislação russa vigente. Ele distingue dois grupos principais de atores de acordo com seu papel em regimes jurídicos experimentais. A metodologia da pesquisa baseia-se na lógica formal, educacional, sistêmica e estrutural de análise e interpretação de normas legais. Os resultados do estudo fornecem uma descrição educacional dos sujeitos envolvidos no estabelecimento de sandboxes regulatórios, conforme previsto na legislação nacional, e fazem uma distinção entre atores participantes e reguladores.
Downloads
Referências
DAVYDOVA, M. L. Formation and normalization of legal terminology in the field of digital technologies. Science Journal of Volgograd State University. Linguistics, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 52-63, 2020. DOI:10.15688/jvolsu2.2020.4.5
DMITRIK, N. A. Experimental legal regimes: theoretical and legal aspect. Law, [S. l.], v. 6, p.64-74, 2020.
EFREMOV, A. A.; DOBROLYUBOVA, E. I.; TALAPINA, E. V.; YUZHAKOV, V. N. Experimental legal regimes: global practices and Russian initiatives. Moscow, Russia: Delo. 2020.
MAKAROV, V.O. Practical aspects of implementing regulatory sandboxes in Russian legislation in the context of adopting Federal Law No. 258-FZ of July 31, 2020, “On experimental legal regimes in the field of digital innovations in the Russian Federation”. Legal Studies, [S. l.], v. 11, p. 18-25, 2020. DOI: 10.25136/2409-7136.2020.11.34587.
MAKAROV, V. O.; DAVYDOVA, M. L. On the Concept of Regulatory Sandboxes. "Smart Technologies" for Society, State and Economy. ISC 2020. Lecture Notes in Networks and Systems, [S. l.], v. 155, p. 1014-1020, 2021. DOI: 10.1007/978-3-030-59126-7_112.
OMAROVA, S. T. Technology v Technocracy: Fintech as a Regulatory Challenge. Journal of Financial Regulation, [S. l.], v. 6, p. 75-124, 2020. DOI: 10.1093/jfr/fjaa004.
RINGE, W. G.; RUOF, C. Regulating Fintech in the EU: the Case for a Guided Sandbox. European Journal of Risk Regulation, [S. l.], v. 11, p. 604-629, 2020. DOI:10.1017/err.2020.8.
TRUBY, J. Fintech and the city: Sandbox 2.0 policy and regulatory reform proposals. International Review of Law, Computers & Technology, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 277-309, 2020. DOI: 10.1080/13600869.2018.1546542.
WECHSLER, M.; PERLMAN, L.; GURUNG, N. The State of Regulatory Sandboxes in Developing Countries. 2018. DOI: 10.2139/ssrn.3285938. Disponível em: https://dfsobservatory.com/sites/default/files/DFSO%20-%20The%20State%20of%20Regulatory%20Sandboxes%20in%20Developing%20Countries%20-%20PUBLIC.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
ZETZSCHE D.; BUCKLEY R.; ARNER D.; BARBERIS J. N. Regulating a Revolution: From Regulatory Sandboxes to Smart Regulation. EBI Working Paper Series, [S. l.], v. 11, 2017. DOI: 10.2139/ssrn.3018534. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=3018534. Acesso em: 15 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.