Evasão escolar, um problema social no processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp3.20701Palavras-chave:
Evasão escolar, Adolescentes, Frequência escolar, Patologia social, Estratégias de prevençãoResumo
Este estudo examina a evasão escolar como um grave problema social que se estende além do ambiente escolar, influenciando o desenvolvimento social, emocional e acadêmico dos alunos. Com base em insights teóricos, pesquisas e experiência prática, a pesquisa busca aprofundar a compreensão da evasão escolar e identificar estratégias eficazes de prevenção. Os dados empíricos foram coletados de 56 alunos de quatro séries em uma escola particular de ensino médio na Eslováquia. Os resultados indicaram que a evasão escolar ocorre em todas as séries, com maior prevalência na segunda série. Os motivos comuns citados para o absenteísmo incluíram preguiça, medo do fracasso e falta de preparação para as aulas. Embora a maioria dos alunos reconhecesse que a evasão escolar não é uma estratégia de enfrentamento apropriada, eles ainda se envolveram nela. O estudo enfatiza a necessidade de uma abordagem abrangente e multidisciplinar envolvendo escolas, famílias, profissionais e a comunidade em geral. As principais medidas preventivas incluem a promoção de ambientes escolares favoráveis, a melhoria da comunicação escola-família, a promoção da autodisciplina e a garantia da identificação precoce de alunos em risco.
Downloads
Referências
Anbarasu, A., & Bhuvaneswari, M. (2024). Effect of positive psychology in mental health promotion among tribal school adolescents in India. International Research Journal of Multidisciplinary Scope, 5(3), 475–486. https://doi.org/10.47857/irjms.2024.v05i03.0780
Bakošová, Z. (2008). Poruchy správania žiakov a možnosti ich riešenia. IRIS.
Bassey, I. (2020). Truancy and secondary school students' academic performance in English language. SSRN. https://doi.org/10.2139/ssrn.3606216
Bieliková, K. (2003). Záškoláctvo: Teória a prax. SPN.
Bradová, D. (2011). Záškoláctvo: Teoretické východiská a možnosti riešenia. Univerzita Komenského.
Cannistrà, M., Agasisti, T., Amagir, A., Poder, K., Holz, O., Vartiak, L., & De Witte, K. (2022). A comparative analysis of financial literacy levels and initiatives among students in five European countries. Research in Comparative and International Education, 17(2), 246–280. https://doi.org/10.1177/17454999211066183
Das, S., Mondal, S., Majerova, J., Vartiak, L., & Vrana, V. G. (2025). Tweet sentiments: Understanding X (Twitter) users' perceptions of the Russia-Ukrainian crisis on consumer behavior and the economy. International Journal of Consumer Studies, 49(1), e70009. https://doi.org/10.1111/ijcs.70009
Das, S., Mondal, S., Struck, F., Eissfeldt, J., Beernink, L., Sigouras, V., Hoose, S., & Kopac, L. (2023). What can we see inside the crystal ball? Exploring opportunities and challenges for metaverse and circular economy. Academic Journal of Interdisciplinary Studies, 12(2), 1–10. https://doi.org/10.36941/ajis-2023-0056
Emmerová, I. (2007). Problémy školského správania. SPN.
Ferencová, M. (2002). Deviantné správanie mládeže. SAP.
Filas, A. (1984). Preventívne pôsobenie školy na záškoláctvo. SPN.
Garbarova, M., Bachanova, P. H., & Vartiak, L. (2017). Purchasing behaviour of e-commerce customers. In A. Sujova (Ed.), Management and economics in manufacturing (pp. 160–165). Global Scientific Conference on Management and Economics in Manufacturing.
Havlík, R. (2005). Sociálně-patologické jevy u dětí a mládeže. Portál.
Jankalová, M., & Vartiak, L. (2017). Identification of bases for evaluation of the business excellence status in relation to the CSR concept. International Journal for Quality Research, 11(2), 315–330. https://doi.org/10.18421/IJQR11.02-05
Jaseckova, G., Konvit, M., & Vartiak, L. (2022). Vernadsky's concept of the noosphere and its reflection in ethical and moral values of society. History of Science and Technology, 12(2), 231–248. https://doi.org/10.32703/2415-7422-2022-12-2-231-248
Kopac, L., Wester, L., Niemuth, R., Niemuth, L., & Weber, M. (2022). Economic analysis of the construction industry in the Slovak Republic: The path to sustainability. Acta Innovation, 45, 55–61. https://doi.org/10.32933/ActaInnovations.45.5
Kyriacou, C. (2005). Záškoláctvo: Príčiny a riešenia. Portál.
Lasekan, O. A., Godoy Pena, M. T., & Méndez Alarcón, C. M. (2025). Sustainable and inclusive model for gifted education. International Research Journal of Multidisciplinary Scope, 6(1), 1046–1064. https://doi.org/10.47857/irjms.2025.v06i01.01930
Norwood, B. (2020, January 2). Breakfast of champions: Universal free breakfast and student conflict and test scores in Texas schools. SSRN. https://doi.org/10.2139/ssrn.3576085
Pětiová, H. (2009). Problematika záškoláctva u mládeže. Ostravská univerzita.
Reid, K. (2005). Truancy: Short and long-term solutions. Routledge.
Sharpe, J., Heary, C., & Bunting, B. (2025). Mental health from childhood to early adolescence and its impact on school attendance problems: A latent transition analysis. Research Square. https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-5255452/v1
Slovíková, L. (2005). Záškoláctvo: Ako mu predchádzať? MPC.
Train, J. (2005). School refusal and truancy. Child Psychology Review, 23(4), 22–36.
Turček, K. (2012). Adolescencia a jej špecifiká v kontexte deviantného správania. UKF.
Vágnerová, M. (1999). Psychopatologie pro pomáhající profese. Portál.
Vartiak, L. (2015). Achieving excellence in projects. In C. Bektas (Ed.), Proceedings of the 4th World Conference on Business, Economics and Management (WCBEM-2015) (pp. 292–299). Procedia Economics and Finance. https://doi.org/10.1016/S2212-5671(15)00855-2
Vartiak, L., & Garbarova, M. (2024). Key performance indicators for the creative industry. Baltic Journal of Economic Studies, 10(2), 14–23. https://doi.org/10.30525/2256-0742/2024-10-2-14-23
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


