Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito
DOI :
https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.13038Résumé
Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito, de autoria de Maria Amélia do Rosario Santoro Franco, doutora em Educação pela USP, professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS, líder do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas: Pesquisa e Formação e vice-coordenadora da Cátedra Paulo Freire pela UCS, publicado no volume 97 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 2016, é constituído por seis seções, seguidas das considerações finais e referências, distribuídas em 17 páginas. Este ensaio discorre acerca dos princípios que fundamentam as práticas pedagógicas a partir de uma perspectiva histórico-crítica (SAVIANI, 2005).
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0601.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, Dec. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300534&lng=en&nrm=is. Acesso em: 13 jul. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.