A atuação do psicólogo na escola de Ensino Fundamental: modalidades de trabalho

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.13811

Mots-clés :

Psicologia educacional, Escola, Intervenções, Revisão sistemática

Résumé

Um psicólogo no contexto escolar é facilitador de possibilidades, especialmente no Ensino Fundamental. Diante isso, o objetivo desse estudo foi de investigar a atuação do psicólogo na escola de ensino fundamental, pontuando as modalidades de trabalho que estão sendo executadas atualmente. Realizou-se uma revisão sistemática contemplando uma busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed Central, Scielo, Directory of Open Access Journals e Directory of Open Access Repositories. Foram analisados oito artigos, considerando as características dos participantes e as modalidades de intervenções, bem como os resultados desses trabalhos. A quantidade de trabalhos encontrados demarca uma fragilização de relatos de experiência dos profissionais da psicologia, sendo que essa modalidade de trabalho é pouco valorizada pela comunidade científica. Sugere-se que sejam desenvolvidos trabalhos na modalidade de relatos de experiência para a divulgação do conhecimento sobre intervenções de profissionais da psicologia e desenvolvimento das práticas psicológicas em contexto escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rafaela Fava de Quevedo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo – RS

Mestre em Psicologia Clínica. Professora de Pós Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental.

       

Références

AQUINO, F. S. B.; LINS, R. P. S.; CAVALCANTE, L. A.; GOMES, A. R. Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas. Revista quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 1, p. 71-78, 2015.

BARBOSA, R. M.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. Psicologia escolar no Brasil: reflexões e reflexões históricas. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 3, p. 393-402, 2010.

BENITEZ, P.; DOMENICONI, C. A atuação do psicólogo na inclusão escolar de estudantes com autismo e deficiência intelectual. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 1, p. 163-172, 2018.

BULHÕES, L. F. A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 1, p. 211-213, 2018.

CASEMIRO, J. P.; FONSECA, A. B. C.; SECCO, F. V. M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência e Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 829-840, 2014.

CIA, F.; COSTA, C. S. L. Desempenho acadêmico nas séries do ensino fundamental: Relação com o desenvolvimento social. Psicologia Argumento, v. 30, n. 68, p. 109-118, 2012.

EVANGELISTA, A. L. F.; AMARAL, A. F. Atuação do psicólogo escolar na rede pública de ensino, da teoria à prática: uma revisão bibliográfica conceitual. Psicologia e Saúde em Debate, v. 3, n. 2, p. 62-73, 2017.

GUIMARÃES, G.; AERTS, D.; CÂMARA, S. G. A escola promotora da saúde e o desenvolvimento de habilidades sociais. Diaphora: Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, v. 12, n. 2, p. 88-95, 2013.

MIURA, P. O. et al. O ambiente escolar como espaço potencial para adolescente: relato de experiência. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 13, n. 2, p. 14-14, 2018.

MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D. G. The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Med, v. 6, n. 7, 2009.

OLIVEIRA, C. B. E.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. Psicologia escolar: cenários atuais. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 9, n. 3, p. 648-663, 2009.

OLIVEIRA, Í. M.; TAVEIRA, M.; NEVES, L. F. Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: Relato de uma experiência. Psicologia Ciência e Profissão, v. 34, n. 2, p. 512-523, 2014.

PERINI, J. P. et al. Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 2, n. 4, p. 134-147, 2016.

QUEVEDO, R. F.; MAGGI, A. Por uma psicologia institucional na escola: reflexões acerca das relações de poder. In: CLAUS, S. M.; STEDILE, N. L. (Org.). Rede de Cuidados em Saúde. 1. ed. Caxias do Sul: Traço diferencial, 2018. v. 1, p. 169-184.

QUEVEDO, R. F.; CONTE, R. F. Projeto defesa à vida: a psicologia na escola de ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 2, 2017.

ROSE, T. M. S. et al. Práticas educativas inovadoras na formação do psicólogo escolar: uma experiência com aprendizagem cooperativa. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 2, p. 304-316, 2016.

SAVEGNAGO, S. D. O. et al. Oficinas com meninas em uma escola aberta: espaço de diálogo, reflexão e reconhecimento da singularidade. Temas em Psicologia, v. 23, n. 2, p. 467-480, 2015.

SILVA, F. C.; GANDA, D. R. Intervenção em psicologia escolar: relato de experiência com crianças de um projeto de educação integral. Psicologia e Saúde em debate, v. 5, n. 1, p. 37-49, 2019.

SANTOS, D. L. Contribuições da psicologia escolar para a prevenção e combate ao bullying. Diaphora: Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, v. 15, n. 2, 2015.

VALLE, L. E. L. R. Psicologia escolar: um duplo desafio. Psicologia Ciência e Profissão, v. 23, n. 1, p. 22-29, 2003.

Publiée

31/08/2020

Comment citer

QUEVEDO, R. F. de. A atuação do psicólogo na escola de Ensino Fundamental: modalidades de trabalho. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 381–393, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i2.13811. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13811. Acesso em: 23 nov. 2024.