A atuação do psicólogo na escola de Ensino Fundamental: modalidades de trabalho

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.13811

Mots-clés :

Psicologia educacional, Escola, Intervenções, Revisão sistemática

Résumé

Um psicólogo no contexto escolar é facilitador de possibilidades, especialmente no Ensino Fundamental. Diante isso, o objetivo desse estudo foi de investigar a atuação do psicólogo na escola de ensino fundamental, pontuando as modalidades de trabalho que estão sendo executadas atualmente. Realizou-se uma revisão sistemática contemplando uma busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed Central, Scielo, Directory of Open Access Journals e Directory of Open Access Repositories. Foram analisados oito artigos, considerando as características dos participantes e as modalidades de intervenções, bem como os resultados desses trabalhos. A quantidade de trabalhos encontrados demarca uma fragilização de relatos de experiência dos profissionais da psicologia, sendo que essa modalidade de trabalho é pouco valorizada pela comunidade científica. Sugere-se que sejam desenvolvidos trabalhos na modalidade de relatos de experiência para a divulgação do conhecimento sobre intervenções de profissionais da psicologia e desenvolvimento das práticas psicológicas em contexto escolar.

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Biographie de l'auteur

Rafaela Fava de Quevedo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo – RS

Mestre em Psicologia Clínica. Professora de Pós Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental.

       

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Publiée

31/08/2020

Comment citer

QUEVEDO, R. F. de. A atuação do psicólogo na escola de Ensino Fundamental: modalidades de trabalho. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 381–393, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i2.13811. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13811. Acesso em: 17 juill. 2024.