A importância da leitura no processo de alfabetização dos alunos do 1° ano do ensino fundamental
DOI :
https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.17864Mots-clés :
Alfabetização, Leitura, Escrita, Desenvolvimento, AprendizagemRésumé
A leitura é uma prática imprescindível para o desenvolvimento infantil, devendo ser introduzida desde os primeiros anos de vida, com o objetivo de incentivar e estimular a criança a ler ou criar familiaridade com os livros, leitura favorece o convívio social, a interação, o enriquecimento do vocabulário, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Desta forma, o presente estudo aborda o quão importante é a leitura no processo de ensino-aprendizagem das crianças, trazendo como principal foco e objetivo geral: Compreender a importância da leitura para os alunos em processo de alfabetização. Para nortear o leitor dos passos seguintes, serão apresentados os estudos divididos em três capítulos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi realizada através de revisões bibliográficas sobre a Importância da Leitura no Processo de Alfabetização dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental. Apresentada de forma descritiva entre autores que abarcam o tema estudado.
Téléchargements
Références
AZENHA, M. G. Construtivismo: de Piaget e Emília Ferreiro. 7. ed. São Paulo: Ática, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa. PCNs. Brasília, DF: SEB, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem ba-be-bi-bo-bu. São Paulo: Scipione, 1998.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2001.
CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009.
FERREIRO, E. Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Tradução: Diana MyrianLichtenstein et al. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GUIMARÃES, A. Letramento e alfabetização: Entenda as diferenças. 2020. Disponível em: https://superautor.com.br/letramento-e-alfabetizacao-entenda-as-diferencas/. Acesso em: 18 de abr. 2021.
JUNIOR, L. S. P. et al. Hipótese da escrita: O nível da escrita silábica sem valor sonoro. Brasil Escola, 2020. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/hipotese-da-escrita-o-nivel-da-escrita-silabica-sem-valor-sonoro.htm. Acesso em: 20 de fev. 2021.
KRAMER, S. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática,2003.
LIMA, C. P. S.; FERRARI, A. J. A formação do leitor e o papel do livro na escola. In: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Curitiba: Secretaria de Educação, 2014. v. 01. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_port_artigo_celenir_prestes_dos_santos_de_lima.pdf. Acesso em: 04 out. 2020.
MARTINS, L. M.; CARVALHO, B.; DANGIÓ, M. C. S. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 337-346, 2018. DOI: 10.1590/2175-35392018018976. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/sNtXNMtyt4MvF7hW8zKTR4c/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 out. 2020.
MILIOLI, L. S.; BOONE, M. B. A importância da leitura no processo de alfabetização nas séries iniciais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 7, n. 9, p. 1492–1501, 2017. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/2630. Acesso em: 04 out. 2020.
MORAIS, A. G. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
ROJO, R. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando. In: RANGEL, E. O.; ROJO, R. H. R. (Coord.). Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. v. 9, p. 15-36.
SANTOS, L. R. Etapas de desenvolvimento da escrita: Respostas a uma experiência. 2016. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc6-7.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.
SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura. 3. ed. São Paulo: Martins fontes,1998.
SOARES, M. Alfabetização e letramento: Caminhos e descaminhos. Revista Pátio, n. 29, fev. 2004. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40142. Acesso em: 01 mar. 2021.
SOUSA, V. A Importância da Prática da Leitura desde os anos iniciais do Ensino Fundamental tendo como estratégia Pedagógica o Gênero Literário. Cadernos da Fucamp, v. 15, n. 22, p. 35-52, 2016. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/623. Acesso em: 01 mar. 2021.
VICHESSI, B. Escrita silábica com valor sonoro: o que observar para ajudar a turma avançar. Nova Escola, 06 jul. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18051/escrita-silabica-com-valor-sonoro-o-que-observar-para-ajudar-a-turma-avancar#:~:text=A%20hip%C3%B3tese%20sil%C3%A1bica%20com%20valor,para%20representar%20cada%20valor%20sonoro. Acesso em: 01 mar. 2021.
VILLARDI, R. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.