Distanciamento social
As condições psicológicas de estudantes do ensino superior durante a pandemia
DOI :
https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18639Mots-clés :
Distanciamento Social, Condições psicológicas, Ensino remoto emergencialRésumé
Este trabalho é um recorte da pesquisa intitulada “Distanciamento social: relação entre o contexto psicossocial e ensino remoto emergencial de estudantes do ensino superior”, que tem como objetivo investigar as condições psicossociais dos estudantes de uma universidade particular do interior do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foi utilizado um questionário virtual autoaplicável, através da plataforma Google Forms, composto por quarenta e cinco perguntas divididas em três eixos, dentre os eixos de investigação buscou-se conhecer as condições psicológicas dos alunos, deflagradas tanto pela pandemia de COVID-19, como pela experiência com o ensino remoto emergencial. Os resultados das pesquisas apresentaram efeitos psicológicos negativos, como ansiedade e humor deprimido, que serão apresentados no decorrer do artigo para contribuir na ampliação de conhecimento acerca da saúde mental de estudantes do ensino superior e a construção de estratégias de apoio para estes estudantes.
Téléchargements
Références
BARROS, M. B. A. et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, n. 29, v. 4, p. 1-12, 2020. DOI: 10.1590/S1679-49742020000400018. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/ress/2020.v29n4/e2020427/pt. Acesso em: 06 jul. 2022.
CLEMENTE, A. C. F.; STOPPA, E. A. Lazer Doméstico em Tempos de Pandemia da COVID-19. LICERE – Revista do Programa de Pós-graduação interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, MG, v. 23, n. 3, p. 460–484, 2020. DOI: 10.35699/2447-6218.2020.25524. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/25524. Acesso em: 06 jul. 2022.
DUTRA, E. Suicídio de universitários: o vazio existencial de jovens na contemporaneidade. Estud. pesqui. Psicol., Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 924-937, 2012. ISSN: 1808-4281. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000300013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 06 jul. 2022.
ENSP/FIOCRUZ. GLOSSÁRIO do distanciamento social. ENSP/FIOCRUZ, 2020. Disponível em: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/48730 22/04/2020. Acesso em: 26 jul. 2022.
MACHADO, E. G. Grupo Diálogos Urbanos divulga resultado da pesquisa “Covid-19 – Estudantes da Unilab no Ceará”. UNILAB, 2020. Disponível em: http://unilab.edu.br/noticias/2020/05/13/grupo-dialogos-urbanos-divulga-resultado-da-pesquisa-covid-19-estudantes-da-unilab-no-ceara/. Acesso em: 06 jul. 2022.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v. 37, e200067, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2020000100504&script=sci_arttext. Acesso em: 30 ago. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS. E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS); ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Saúde mental deve estar no topo da agenda política pós-COVID-19. Brasília: OPAS, OMS, 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/9-6-2023-saude-mental-deve-estar-no-topo-da-agenda-politica-pos-covid-19-diz-relatorio-da. Acesso em: 09 jul. 2022.
PORTAL NOVA. O que está deprimindo o universitário Brasileiro? 2021. Disponível em: https://gamarevista.uol.com.br/semana/ensino-que-transforma/saude-mental-universitarios/#:~:text=A%20dificuldade%20mais%20citada%20pelos,e%208%2C5%25%20respectivamente. Acesso em: 04 jul. 2022.
THOMAS, L. Global Student Survay. Chegg Org, 2021. Disponível em: https://www.chegg.org/global-student-survey-2021 Acesso em: 25 jul. 2022.
VALENTE, J. Ministério da Saúde declara transmissão comunitária nacional. Agência Brasil, Brasília, 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-governo-declara-transmissao-comunitaria-em-todo-o-pais. Acesso em: 06 jul. 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.