Governança multinível de políticas educacionais durante a pandemia de COVID-19

Do internacional ao local

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v24i00.18857

Mots-clés :

Autonomia federativa, Federalismo educacional, Políticas públicas educacionais

Résumé

O objetivo deste estudo é compreender as influências internacionais e os níveis de governança das políticas educacionais brasileiras, nos anos de 2020 a 2022, durante a pandemia de COVID-19. Nesse período foram emitidas normas e diretrizes em caráter excepcional que alteraram a legislação vigente para garantir a oferta educacional no país. Para tanto, recorreu-se à abordagem qualitativa com aporte de uma pesquisa documental. Fundamenta-se nas discussões que versam o federalismo brasileiro nas atribuições educacionais, tendo o lócus da pesquisa a Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS. Como resultado, constatou-se a ausência de definições relativas ao regime de coordenação e a cooperação entre os entes federados para as políticas educacionais nos anos em foco. Na assunção irrestrita das orientações nacionais, o município demostrou baixa capacidade de articulação na implementação do ensino remoto, dessa forma, limitando-se a uma gestão verticalizada com a União.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Anita Tetslaff Torquato Melo, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestra em Educação vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa “Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE).

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação.

Meire Helen dos Santos Lima, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação.

Références

ABRUCIO, F. L. A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento. In: OLIVEIRA, R. P.; SANTANA, W (org.). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. [S. l.]: UNESCO, 2010. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000187336. Acesso em: 11 set. 2022.

ALVES, S. M. C.; RAMOS, E. M. B.; DELDUQUE, M. C. Decretação de lockdown pela via judicial: medida (des)necessária? Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 6, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/94RKHjpvhksQqdzKCCc4BCs/. Acesso em: 19 ago. 2022.

ARAUJO, G. C. Dossiê Federalismo cooperativo e educação no Brasil: 30 anos de omissões e ambivalências. Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 908-927, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/VD5yTPBvV3Hbpgn9STMzKYP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 set. 2022.

AZEVEDO, J. M. L. A educação como política pública. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 jan. 2022.

BRASIL. Medida Provisória n.º 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do Ensino Superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei n.º 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ed. 63-A, p. 1, 01 abr. 2020a.

BRASIL. Parecer CNE/CP n.º 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC/CNE, 28 abr. 2020b.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014, p. 295-316.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, v. 16, n. 002, p. 221-236, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37416210.pdf. Acesso em: 25 mar. 2023.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CURY, C. R. J. A globalização e os desafios para os sistemas nacionais: agenda internacional e práticas educacionais nacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 15-34, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/72829. Acesso em: 5 set. 2022.

DOURADO, L. F. Sistema nacional de educação, federalismo e os obstáculos ao direito à educação básica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 761-785, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/rGDSjRsQYMwH9WZC8NCYjrL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 set. 2022.

DOURADO, L. F. A institucionalização do sistema nacional de educação e o plano nacional de educação: proposições e disputas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 143, p.477-498, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/n79MddNCdCz4PYQ5G7TX5nc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 set. 2022.

DOURADOS (MS). Decreto n.º 2.630, de 29 de maio de 2020. Dispõe sobre a oferta de Atividades Pedagógicas Não Presencias nas Unidades Escolares e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências. Diário Oficial: Dourados, MS, ed. 5.174, suplementar, p. 1, 2020a.

DOURADOS (MS). Resolução/SEMED n.º 050, de 26 de maio de 2020. Dispõe sobre a organização do calendário escolar para o ano de 2020, em razão do período de suspensão das aulas para as unidades da Rede Municipal de Ensino de Dourados, e dá outras providências. Diário Oficial: Dourados, MS, ed. 5.175, p. 4, 2020b.

DOURADOS (MS). Resolução/SEMED n.º 013, de 20 de janeiro de 2021. Dispõe sobre a organização do ano escolar e do ano letivo para o ano de 2021 nas Unidades Escolares e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS, e dá outras providências. Diário Oficial: Dourados, MS, Ed. 5.343, p. 2, 2021.

DOURADOS (MS). Resolução/SEMED n.º 012, de 10 de fevereiro de 2022. Dispõe sobre a organização do ano escolar e do ano letivo para o ano de 2022 nas Unidades de Ensino (Escolas e Centros de Educação Infantil Municipal) da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS, e dá outras providências. Diário Oficial: Dourados, MS, Ed. 5.590, p. 0, 2022.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA; ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE; FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA. Mensagens e ações importantes para a COVID-19: prevenção e controle em escolas. Nova York, USA: UNICEF; OMS; FICV, 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51955/OPASBRACOVID1920015_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 mar. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dourados. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/dourados/panorama. Acesso em: 16 nov. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Micro dados do censo escolar da educação básica 2020. Brasília, DF: INEP, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar. Acesso em: 17 out. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Estratégias de ensino a distância em resposta ao fechamento das escolas devido à COVID-19. Paris, França: UNESCO, 2020. n. 2.1. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/en/pub/resources/publications/distance-learning-strategies.htm. Acesso em: 15 mar. 2022.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO OU ECONÔMICO. Um roteiro para guiar a resposta educacional à pandemia da COVID-19 de 2020. Paris, França: OCDE, 2020. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/deliver/da7015da-pt.pdf?itemId=%2Fcontent%2Fpaper%2Fda7015da-pt&mimeType=pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Medidas de saúde pública não-farmacêuticas para mitigar o risco e o impacto de epidemias e pandemias. Genebra, Suiça: OMS, 2019. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/329438/9789241516839-eng.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Considerações operacionais para a vigilância da COVID-19 usando GISRS [Operational considerations for COVID-19 surveillance using GISRS]. Genebra, Suíça: OMS, 2020a. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331589/WHO-2019-nCoV-Leveraging_GISRS-2020.1-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 mar. 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Lista de verificação para apoiar a reabertura das escolas e a preparação para ressurgimentos da COVID-19 ou crises de saúde pública semelhantes. Genebra, Suíça: OMS, 2020b. Disponível em: https://apps.who.int/iris/rest/bitstreams/1321419/retrieve. Acesso em: 12 mar. 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Novo Coronavírus 2019 (2019-nCoV): Plano estratégico de preparação e resposta. Genebra, Suíça: OMS, 2020c. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52738. Acesso em: 12 mar. 2022.

PERINI-SANTOS, E. Quando duas crises se encontram: a pandemia e o negacionismo científico. Le Monde Diplomatique, 2021. Disponível em: https://diplomatique.org.br/quando-duas-crises-se-encontram-a-pandemia-e-o-negacionismo-cientifico/. Acesso em: 20 jan. 2023.

QEDU. Lista completa de escolas, cidades e estados. QEdu Academia, 2022. Disponível em: https://www.qedu.org.br/busca/112-mato-grosso-do-sul/8-dourados. Acesso em: 10 fev. 2022.

SILVA, L. L. S. et al. Medidas de distanciamento social para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil: caracterização e análise epidemiológica por estado. Caderno de Saúde Pública, [S.I], v. 36, n. 9, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/gR6mkQmSqBHqvZb5YMNYjxD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 jul. 2022.

Publiée

28/12/2023

Comment citer

MELO, A. T. T.; SOUZA, K. R.; LIMA, M. H. dos S. Governança multinível de políticas educacionais durante a pandemia de COVID-19: Do internacional ao local. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. 00, p. e023029, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24i00.18857. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18857. Acesso em: 21 nov. 2024.