A natureza contraditória da educação escolar: tensão histórica entre humanização e alienação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10265

Palavras-chave:

Educação Escolar, Historicidade, Humanização, Alienação.

Resumo

O artigo objetiva promover reflexões acerca das teorias pedagógicas em seu caráter histórico e contraditório, analisando as implicações desse processo para a educação contemporânea. Identifica que o projeto neoliberal, tendo em vista a reestruturação produtiva, exige um “novo” tipo de trabalhador: flexível, adaptável, com capacidade empreendedora e competências socioemocionais, etc. Isso confere determinada valoração ao conhecimento para o capital, qual seja, manter e ampliar a própria existência do modo de produção capitalista. Desse modo, subjuga a formação do trabalhador a uma semiformação, sob marcos de precarização, exploração e alienação. Sendo assim, observamos que a educação escolar não foi, até hoje, uma arma para a classe trabalhadora, tendo em vista sua emancipação. Constatamos, pois, a contradição entre a possibilidade humanizadora, aqui concebida como desenvolvimento máximo da consciência dos indivíduos e a alienação, representativa dos processos que apartam os sujeitos das conquistas do gênero humano e, dentre elas, o acesso aos conhecimentos aptos ao desvelamento do real. Destarte, para que a educação escolar opere a serviço da humanização e contra a alienação há que se afirmá-la pela qualidade dos conhecimentos que veicula e pela defesa do ato de ensiná-los.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Galvão Marsiglia, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação Escolar. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Líder do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar, membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES), do Grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação.

Lígia Márcia Martins, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara

Livre Docente em Psicologia da Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara, vice-líder do Grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação.

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Publicado

01/10/2018

Como Citar

MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M. A natureza contraditória da educação escolar: tensão histórica entre humanização e alienação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1697–1710, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10265. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10265. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos