Narrativas digitais: conceitos e contextos de letramento

Autores

  • Ana Lúcia Prado
  • Ellen Maira de Alcântara Laudares
  • Patrícia Peixoto Carneiro Viegas
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10286

Palavras-chave:

Narrativas digitais. Letramento digital. Ciberespaço. Cibercultura.

Resumo

As atividades de leitura e escrita como práticas sociais ampliam sua esfera de apreensão e atuação em espaços virtuais; vistas além da presença do impresso, determinam modos distintos de agir e interagir nas relações interpessoais. Frente a isso emerge um contexto de múltiplas linguagens circulante nas mídias eletrônicas, o que se impacta diretamente nas relações de ensino-aprendizagem. Diante isso, este artigo assume como objetivo descrever diferentes perspectivas teóricas a respeito do conceito das narrativas digitais, com o propósito de delinear as principais reflexões teóricas da terminologia e da inserção no contexto das práticas de letramentos. Para isso, propõe-se uma reflexão teórica a partir das diferentes concepções sobre narrativas digitais, com base nas discussões de Pierre Lévy (1996, 1999), Walter Benjamin (1983), Almeida e Valente (2012) e Papert (1994), em diálogo com outros autores que discutem a temática. A discussão permite certa consonância entre a conceituação e a dinâmica da globalização, uma tendência que demarca significativamente o processo de construção de conhecimento do indivíduo e sua possibilidade de expressão social e cultural, uma vez que representa as características de um momento histórico, social e cultural.

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Publicado

23/08/2017

Como Citar

PRADO, A. L.; LAUDARES, E. M. de A.; VIEGAS, P. P. C.; GOULART, I. do C. V. Narrativas digitais: conceitos e contextos de letramento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1156–1176, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10286. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10286. Acesso em: 11 out. 2024.