Tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: o ambiente virtual de aprendizagem em curso semipresencial

Autores

  • Dayra Émile Guedes Martínez
  • José Luis Bizelli
  • Edson do Carmo Inforsato

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10302

Palavras-chave:

TIC no ensino superior. Pedagogia semipresencial. Ambiente virtual de aprendizagem.

Resumo

O presente artigo analisa a formação em nível superior no Brasil com a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em âmbito legal, apontando iniciativas do estado de São Paulo em projetos educacionais a distância e semipresenciais. Apresentam-se os resultados de uma pesquisa concluída de mestrado sobre a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em um curso de Pedagogia semipresencial. A fonte dos dados analisados nesta pesquisa consistiu em questionários aplicados pela instituição responsável pelo curso, a UNESP, aos alunos e tutores. Foram identificados os itens relativos ao AVA e a respostas desses grupos foram analisadas permitindo concluir que ambos, alunos e tutores, tiveram percepções positivas a respeito do ambiente utilizado no curso.

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Publicado

23/08/2017

Como Citar

Martínez, D. Émile G., Bizelli, J. L., & Inforsato, E. do C. (2017). Tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: o ambiente virtual de aprendizagem em curso semipresencial. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 12(esp.2), 1421–1440. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10302

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