Estrutura e funcionamento dos núcleos de acessibilidade e inclusão nas universidades federais da região sudeste

Autores

  • Márcia Denise Pletsch
  • Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10354

Palavras-chave:

Políticas de inclusão no ensino superior. Núcleos de acessibilidade. Região sudeste.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a estrutura e o funcionamento dos Núcleos de Acessibilidade (NA) de 19 Universidades Federais da Região Sudeste. Em termos metodológicos, adotamos a pesquisa quantitativa e descritiva. Como procedimentos de coleta de dados aplicamos um questionário respondido pelos coordenadores dos NA por meio eletrônico. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, as dificuldades e as escolhas realizadas pelas instituições federais para garantir a acessibilidade ao ensino superior de discentes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação. Igualmente, mostraram a constituição das equipes que atuam nos NA e as ações que as mesmas vem desenvolvendo para garantir o acesso e a participação plena dos discentes nas atividades acadêmicas.

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

PLETSCH, M. D.; MELO, F. R. L. V. de. Estrutura e funcionamento dos núcleos de acessibilidade e inclusão nas universidades federais da região sudeste. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1610–1627, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10354. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10354. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos