Letramentos e mídias na formação continuada de professores universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.10954

Palavras-chave:

Mídias, Letramentos, Formação continuada.

Resumo

Esta pesquisa buscou identificar como o perfil midiático do professor que usa mídias digitais e o ambiente Moodle numa universidade do sul do país pode ser alterado a partir da oferta de disciplinas de formação continuada. O referencial teórico teve como base a formação docente reflexiva e os estudos sobre letramentos. A pesquisa qualitativa levantou dados iniciais e finais do perfil midiático de 218 docentes iniciantes em dois cursos ministrados no intervalo de três anos, e identificou os fatores que são considerados pelos professores para adotar ou refutar as mídias e o Moodle em suas práticas didáticas. O perfil midiático que apareceu na pesquisa é o de profissionais abertos às inovações, com confiança e disposição e que incorporaram novas maneiras de ensinar com as mídias a partir dos cursos. No entanto, lhes falta apoio institucional que considere o trabalho extra que implica a inclusão das mídias e condições propícias e desafiantes para ampliação dos seus letramentos em práticas pedagógicas significativas.

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Biografia do Autor

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Metodologia de Ensino

Doutora, Departamento de Metodologia de Ensino, doutora em Engenharia de Produção (UFSC), mestre em Sociologia Política (UFSC), graduada em Comunicação - Rádio e TV (FAAP).

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

CRUZ, D. M. Letramentos e mídias na formação continuada de professores universitários. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2175–2188, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.10954. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10954. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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