Servidores com deficiência na universidade: barreiras para a inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.12968

Palavras-chave:

Deficiência, Servidores, Trabalho, Universidade.

Resumo

As pesquisas ainda são incipientes quanto à temática de servidores/funcionários/trabalhadores com deficiência, tanto na rede privada quanto no setor público, sendo necessários mais estudos sobre a inserção e a permanência desse público, relativamente recente, no mercado de trabalho. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as possíveis barreiras existentes no ambiente de trabalho de servidores com deficiência de uma Universidade federal do sul do Brasil. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, que se utilizou de entrevistas constituídas por questionários semiestruturados aplicada a quatro servidores com deficiência. Os resultados apontam que as barreiras atitudinais, comunicacionais/linguísticas e arquitetônicas estão presentes nos discursos dos servidores, influenciando em sua permanência na instituição. Revelam que as ações institucionais ainda não conseguem incidir sobre todos os obstáculos enfrentados em suas atividades laborais cotidianas. Essas barreiras ainda não foram superadas, pois a inclusão trata-se de um processo político, pedagógico, cultural e social muito amplo. Romper com os paradigmas segregacionista e assistencialista seculares demandam ações e requerem tempo. O paradigma inclusivo é recente, as leis por si só não garantem mudanças nas atitudes das pessoas, só as regula. É necessário, portanto, a criação de uma cultura inclusiva na Universidade. As conclusões apontam para a necessidade de um acompanhamento/capacitação dos servidores de maneira mais efetiva, de modo que a instituição possa oferecer ações que incidam diretamente sobre as barreiras que se revelam em seu local de trabalho.

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Biografia do Autor

Sandra Pottmeier, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Graduada em Letras (Língua Portuguesa/Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) pela Universidade Regional de Blumenau (2002). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Internacional de Curitiba (2006); Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2007); Mídias em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2009); Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013); Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016); Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017); Linguagens e Educação a Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (2010). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE/UFSC). É integrante do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC). Docente concursada na SED/SC, lotada na Escola de Educação Básica Padre José Maurício, município de Blumenau/SC. Atua na área da Educação, com ênfase em Linguística Aplicada nos seguintes temas: leitura, letramentos, formação de professores, educação básica, educação superior, tecnologias.

 

Lais Donida, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Graduada em Fonoaudiologia pela UFSC. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE/UFSC). É integrante do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC).

Aline Olin Goulart Darde, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Graduada em Fonoaudiologia pela UFSC. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Docente da Educação Especial no Colégio de Aplicação.  Participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE/UFSC). É integrante do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC).

 

 

Ana Paula Santana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Mestre e Doutora em Linguistica pela UNICAMP. Docente no curso de Fonoaudiologia e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC). Líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE/UFSC).

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

POTTMEIER, S.; DONIDA, L.; DARDE, A. O. G.; SANTANA, A. P. Servidores com deficiência na universidade: barreiras para a inclusão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2377–2397, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.12968. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12968. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos