Orientações curriculares de geografia e educopédia da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Autores

  • Renata Bernardo Andrade Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Ana Claudia Ramos Sacramento Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.11155

Palavras-chave:

Currículo. Ensino de Geografia. Orientações Curriculares. Educopéia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o currículo como instrumento ideológico e conceitual de formação do conhecimento, a partir da importância do currículo de Geografia e sua importância na escola, ao tecer considerações a respeito de que concepções de disciplina desenvolver para pensar uma visão de mundo e raciocínio crítico nos alunos. Assim, a partir das Orientações Curriculares de Geografia da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro analisar o papel da disciplina, partir do uso da Educopédia, uma plataforma on line organizada a partir de disciplinas por séries com conteúdos e materiais de apoio para os professores. Como resultados analisa-se que as Orientações Curriculares são construídas a partir de uma teoria curricular tradicional, caracterizado por uma organização curricular por competências na qual a disciplina ainda se mostra de maneira tradicional do conhecimento geográfico.

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Biografia do Autor

Renata Bernardo Andrade, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestranda em geografia DGEO-FFP UERJ

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Geografia Física - DGEO-FFLCH-USP.

Professora de Graduação e Pós-Graduação em Geografia- DGEO-FFP

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Publicado

03/01/2018

Como Citar

ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. R. Orientações curriculares de geografia e educopédia da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 248–268, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n1.2018.11155. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11155. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos