Currículos da educação básica brasileira: convergências com o discurso educacional global em contextos de internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11306

Palavras-chave:

Currículo, Internacionalização, Educação básica, Discursos globais.

Resumo

No texto, analiso o progressivo alinhamento da Educação Básica brasileira aos movimentos pela internacionalização da educação, com especial atenção às estratégias que Estados, Organismos Transnacionais e iniciativa privada vêm mobilizando com a expectativa de ajustarem configurações curriculares de escolas a essa perspectiva que se hegemoniza em escala global. A discussão é feita com base nos conceitos de discurso educacional e acadêmico global de Jason Beech, além de outros, associados com análise das políticas educacionais e curriculares. Aponto que no Brasil as estratégias afetam mais fortemente dinâmicas que envolvem gestão escolar, desenhos curriculares, conteúdos de conhecimento e formação de professores.

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Biografia do Autor

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação (ICCP/Havana/Cuba) e Doutor em Gestão do Conhecimento (UFSC/Brasil)

Professor Associado da UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC. 

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

THIESEN, J. da S. Currículos da educação básica brasileira: convergências com o discurso educacional global em contextos de internacionalização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 420–436, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11306. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11306. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos