Internacionalização dos sistemas de avaliação: evidências de Brasil e Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12766

Palavras-chave:

Avaliação, Internacionalização, Chile, Brasil.

Resumo

O artigo sugere a existência de uma agenda internacional para a educação, promovida pelas Organizações Internacionais, a partir da qual se promove a expansão de sistemas de avaliação da qualidade da educação. O estudo foi realizado a partir de análises de documentos internacionais e nacionais que tratam sobre as avaliações externas nos sistemas educacionais do Brasil e Chile. Em particular, analisaram-se documentos de política educacional centrados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no Brasil, e no Sistema de Medição da Qualidade da Educação, no Chile. As análises evidenciam a presença de estratégias ideológico-discursivas comuns entre as Organizações Internacionais e as elites políticas locais, que apontam a legitimidade e naturalização dos sistemas de avaliação da qualidade, assim como do contexto político em que se inserem, apagando de sua textualidade possíveis resistências e discursos alternativos.

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Biografia do Autor

Fabiano Antonio dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS), Campus do Pantanal, Corumbá – Mato Grosso do Sul.

Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em educação (PPGE/CPAN).

María Teresa Flórez Petour, Universidade do Chile – (UChile), Faculdade de Filosofia e Humanidades, Santiago.

Professora Assistente do Departamento de Estudos Pedagógicos da Universidade do Chile, na área de Avaliação de e para a Aprendizagem.

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Publicado

30/08/2019

Como Citar

SANTOS, F. A. dos; PETOUR, M. T. F. Internacionalização dos sistemas de avaliação: evidências de Brasil e Chile. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.3, p. 1829–1846, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.12766. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12766. Acesso em: 13 out. 2024.

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