As influências do sistema de acreditação de cursos universitários do mercosul no marco normativo brasileiro

Giselle Cristina Martins Real, Ana Lúcia Marran, Marianne Pereira de Souza

Resumo


O trabalho objetiva explicitar como e quando o marco normativo brasileiro recebe e exerce influências das políticas regionais, especificamente do sistema de acreditação do Mercosul em seus processos de revalidação de títulos estrangeiros. Os procedimentos metodológicos adotados foram o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental. Os resultados explicitam que a política regional está influenciando a política brasileira de revalidação de títulos, que vem se apoiando no poder indutor da avaliação de cursos (acreditação) como mecanismo de gerar qualidade. E, quando se trata da revalidação de títulos, pode-se afirmar que o Brasil recebeu mais influências das políticas regionais do que as influenciou, apesar de sua tradição, entre os países do bloco, em avaliar a qualidade da educação superior.

Palavras-chave


Educação Superior; Avaliação educacional; Arcu-Sul; Revalidação de títulos.

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