A formalização do conhecimento profissional no currículo

Autores

  • José Luís Medina Moya Universidade de Barcelona
  • Beatriz Jarauta Borrasca Universidade de Barcelona
  • Jouhanna Menegaz Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.11323

Palavras-chave:

Saberes docentes, Conhecimento prático, Formalização de conhecimento prático.

Resumo

O conhecimento pedagógico é caracterizado epistemologicamente na atualidade como um conhecimento prático o qual, por sua natureza pessoal e tácita, não pode ser formalizado ou transmitido, podendo somente ser demonstrado. Este conhecimento prático reflexivo existe na ação profissional de forma implícita e pessoal, desenvolvendo-se em uma realidade complexa, incerta e saturada de valores. Na formação de professores, esse conhecimento prático deve orientar o planejamento e a ação curricular. Além de perguntar como melhorar a “aplicação” na prática do conhecimento acadêmico, devemos procurar formas que permitam aos alunos entender como professores competentes são capazes de lidar com zonas indeterminadas de sua prática. Este artigo analisa o processo de formalização do conhecimento prático que permite sua articulação nos programas acadêmicos de formação de professores. Neste esforço de codificação persiste uma série de problemas e mal-entendidos que devem ser cuidadosamente examinados para desenvolver a formação de professores, o que ajudará o futuro professor a se inserir em sua prática com uma bagagem que facilite esse processo ao máximo.

Biografia do Autor

José Luís Medina Moya, Universidade de Barcelona

Catedrático habilitado de la Facultad de Pedagogía de la Universidad de Barcelona en el Departamento de Didáctica y Organización Educativa. Licenciado en Pedagogía y Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación.

Beatriz Jarauta Borrasca, Universidade de Barcelona

profesora e investigadora del Departamento de Didáctica y Organización Educativa de la Universidad de Barcelona. Es licenciada en Psicopedagogía y Doctora en Pedagogía por la Universidad de Barcelona.

Jouhanna Menegaz, Universidade Federal do Pará

Enfermeira formada pela Universidade do Vale do Itajaí. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina com realização de estágio de doutoramento na Universidade de Barcelona, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

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Publicado

05/03/2018

Como Citar

MOYA, J. L. M.; BORRASCA, B. J.; MENEGAZ, J. A formalização do conhecimento profissional no currículo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 588–603, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n2.2018.11323. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11323. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos