Língua & cultura no ensino de inglês como língua estrangeira: uma experiência sociocultural de alguns estudantes de intercâmbio do Instituto Federal do Piauí

Autores

  • Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piauí – IFPI

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11427

Palavras-chave:

Internacionalização, Ensino de cultura, Inglês como língua estrangeira, Adaptação sociocultural, Formação de Professor.

Resumo

A internacionalização do ensino superior se intensificou dramaticamente nos últimos quinze anos no Brasil, criando oportunidades de grande alcance, mas também ameaças e limitações em relação às práticas de ensino de línguas estrangeiras e o ensino de cultura. Muitos linguistas e antropólogos (BYRAM, 1997; KRAMSCH, 1993; MCKAY, 2003; JENKINS, 2005) afirmaram que para a comunicação ser bem-sucedida, o uso da linguagem deve ser associado a outro comportamento culturalmente apropriado, não apenas regras linguísticas em sentido estrito. Neste artigo, discutem-se os problemas relacionados à internacionalização, mais especificamente, a discussão gira em torno dos desafios socioculturais enfrentados por alguns alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em suas experiências no programa Ciência sem Fronteiras em cinco países. Através de entrevistas qualitativas, os resultados revelaram que estudantes lidaram com problemas socioculturais, os quais poderiam ser evitados se tivesse sido trabalhado em sala de línguas antes do intercâmbio.

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Biografia do Autor

Giselda dos Santos Costa, Instituto Federal do Piauí – IFPI

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

30/04/2018

Como Citar

SANTOS COSTA, G. dos. Língua & cultura no ensino de inglês como língua estrangeira: uma experiência sociocultural de alguns estudantes de intercâmbio do Instituto Federal do Piauí. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 379–390, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11427. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11427. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos