Considerações iniciais sobre um ambiente rizomático de aprendizagem

Autores

  • Jeong Cir Deborah Zaduski Unesp
  • Rodrigo Barbosa Lopes Unesp
  • Klaus Schlünzen Junior Unesp

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11442

Palavras-chave:

Comunidades de aprendizagem. Aprendizagem colaborativa. Educação aberta. Rizomas.

Resumo

O presente estudo propõe a criação de uma rede de aprendizagem estruturada em conformidade com os pressupostos da educação aberta, visando promover a aprendizagem, a troca e a colaboração entre professores participantes de uma formação em serviço. A formação, estruturada em formato de rizoma, permitirá que os participantes tenham liberdade e autonomia para transformar o próprio espaço na medida em que compartilham suas práticas e transformam a si mesmos. A avaliação será feita processualmente ao longo de todo o processo, possibilitando que todos os que participarem das comunidades de aprendizagem, fazendo uso do trabalho com projetos, tenham a possibilidade de receber um certificado de conclusão. A proposta visa que cada participante reflita, construa e descontrua práticas de educação inclusiva a fim de compreender de forma significativa o que funciona no seu contexto, para os seus alunos e sua realidade. Abre-se assim a possibilidade para que sejam criadas comunidades de aprendizagem onde se compreende que a aprendizagem é fluida, sem começo e final, em um incessante devir.

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Biografia do Autor

Jeong Cir Deborah Zaduski, Unesp

Doutoranda em Educação

Rodrigo Barbosa Lopes, Unesp

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Klaus Schlünzen Junior, Unesp

Livre Docente em ‘Aprendizagem Organizacional e Gestão de Conhecimento Corporativo: Um Estudo de Cenários para Explicitação de Conhecimento Tácito’

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Publicado

30/04/2018

Como Citar

ZADUSKI, J. C. D.; LOPES, R. B.; JUNIOR, K. S. Considerações iniciais sobre um ambiente rizomático de aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 489–499, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11442. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11442. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos