Os círculos de cultura como possibilidade pedagógica na perspectiva da emancipação: uma experiência no proeja de uma escola pública de Salvador - BA, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11486

Palavras-chave:

Círculo de cultura, Educação, Emancipação, PROEJA.

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo tratar do círculo de cultura inserido na práxis pedagógica no Programa de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA em uma escola pública de Salvador, Bahia Brasil. Buscamos a conceituação de Freire (1987) sobre círculos de cultura e Sousa Santos (2007) e Arroyo (2014), sobre a necessidade de propormos outras pedagogias que reconheçam “outros sujeitos”, por meio de uma experiência pedagógica.  Justifica-se pela importância dos círculos de cultura como proposta pedagógica que amplia a dimensão epistemológica por possibilitar a construção de novos conhecimentos, consubstanciada por possibilidades educacionais, diferentes da lógica hegemônica, baseada nos diálogos, reflexões e interações. Concluímos que os círculos de cultura nos possibilitaram realizar o exercício da consciência histórica, política e cultural, bem como afirmar a pertinência dos mesmos no fazer pedagógico para a educação de jovens e adultos.

Biografia do Autor

Joana Lopes Vieira, Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA - Faculdade de Educação, Salvador, Bahia, Bolsista CNPq. Membro do Grupo de pesquisa HCEL.

Maria Cecília de Paula Silva, Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação

Prof.ª  do PPGE UFBA - Faculdade de Educação, Salvador, Bahia, Coord. Grupo de Pesquisa HCEL – CNPq. Coord. PPGE FACED UFBA 2017-19. Bolsista CAPES Processo BEX 6990/14-2. Estágio Sênior - Université de Strasbourg (2015-16).

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

VIEIRA, J. L.; SILVA, M. C. de P. Os círculos de cultura como possibilidade pedagógica na perspectiva da emancipação: uma experiência no proeja de uma escola pública de Salvador - BA, Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 601–619, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11486. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11486. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos