O curso de pedagogia em instituições de ensino superior de Teresina – Piauí, Brasil: incluindo ou excluindo os homens?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11658

Palavras-chave:

Masculinidades, Pedagogia, Educação infantil, Exclusão

Resumo

O presente estudo analisa o ingresso de homens e mulheres nos Cursos de Pedagogia de instituições de Ensino Superior de Teresina (PI) – Brasil, buscando compreender como as masculinidades e as feminilidades são construídas na cultura escolar desses cursos. Fez-se um diálogo interdisciplinar com os/as pesquisadores/as: Oliveira (2004); Burke (2004); Connell (1995); Júlia (2001); Lopes (1999); Louro (1997) e outros. Realizou-se uma pesquisa documental e de campo em seis instituições por meio de questionários e entrevistas com 94 sujeitos e análise de documentos institucionais. Chegou-se às seguintes conclusões: os currículos dos cursos de Pedagogia estudados têm sido ampliados, mas a comunidade acadêmica e escolar restringem-nos à formação para a Educação Infantil e por esse motivo rejeita os homens para esse nível de ensino; o magistério reflete uma cultura acadêmica e escolar subsistente que, a despeito dos anseios profissionais masculinos e femininos, foi historicamente marcado pela divisão sexual do trabalho em determinados espaços escolares. Em algumas experiências, o magistério é dimensionado por concepções que educam, transformam, mas também excluem, reproduzem preconceitos e estereótipos, consequências de fatores econômicos, sociais e culturais que ora estimulam os homens e mulheres à inserção, ora forçam-nos à evasão do referido campo de trabalho. Os homens e mulheres, no cotidiano acadêmico dos cursos pesquisados, não obstante os estereótipos e preconceitos sofridos e até a intolerância da comunidade ao curso que realizam, criam identidades, revelam sentimentos, adquirem habilidades, produzem conhecimentos e, mais que constroem ou reconstroem masculinidades e feminilidades, reinventam homens e mulheres professores/as.

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Biografia do Autor

Jânio Jorge Vieira de Abreu, Universidade Estadual do Piauí – UESPI

Cursou Licenciatura Plena em Pedagogia (2000); Especialização em Supervisão Escolar (2001); Mestrado em Educação (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2017). É Professor Adjunto em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí – UESPI onde atua nas Modalidades de Educação Presencial e a Distância com ênfase na Pesquisa Educacional, Educação e Diversidade Cultural; Educação, Movimentos Sociais e Diversidades; Fundamentos Antropológicos e Históricos da Educação e processos educativos escolares e não escolares. Na referida instituição idealizou o Programa “Caminhos da Pesquisa-Ação” através do qual desenvolve Projetos de Pesquisa e de Extensão e o “Núcleo de Estudos e Laboratório de Projetos de Pesquisa-Ação Social e Educativa” - NELPPASE voltados para a comunidade acadêmica e comunidades de Classes Populares de Teresina – PI, Brasil. Foi Coordenador Adjunto do Núcleo de Educação a Distância / UESPI; Diretor Financeiro da Associação dos Docentes da UESPI – ADCESP e outras funções. Representou a UESPI no Projeto de Intercâmbio Brasil/Itália (2004 a 2012) tendo participado de missões de pesquisa no Centro de Formação de Professores da Universidade de Estudos de Verona – Itália. Publicou dois livros, diversos capítulos de livros e inúmeros trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais. É Coordenador de Área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID / Pedagogia - Campus Clóvis Moura - UESPI e Membro Pesquisador do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – OIIIIPe.

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Publicado

01/09/2018

Como Citar

ABREU, J. J. V. de. O curso de pedagogia em instituições de ensino superior de Teresina – Piauí, Brasil: incluindo ou excluindo os homens?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.2, p. 1518–1534, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11658. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11658. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos