Propagandas governamentais: uma análise do discurso midiático para acesso ao ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11814Palavras-chave:
Ações governamentais, Análise do discurso, Ensino superior, Propaganda.Resumo
Este artigo objetiva analisar, com base em pressupostos da Análise do Discurso de Linha Francesa, duas peças midiáticas elaboradas com o aval do Ministério da Educação em dois contextos presidenciais diferentes. Ambas as propagandas convocam jovens, no momento pós-ENEM, a ingressarem em instituições de Ensino Superior, por meio dos diversos programas e políticas públicas proporcionados pelo Governo Federal. Assim, foi possível evidenciar a tessitura da situação de enunciação nos objetos midiáticos, sobretudo em correlação com o contexto sociopolítico. Observa-se que os elementos verbais e não-verbais utilizados nos objetos de análise se entrecruzam na produção de sentidos e vão além da simples persuasão do público-alvo a pleitear a vaga na instituição de Ensino Superior.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 jun. 2018.
BRASIL. Portaria n. 438, de 28 de maio de 1998. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0178-0181_c.pdf. Acesso em: 08 jun. 2018.
BRASIL. Lei n. 10.260, de 12 de julho de 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10260.htm. Acesso em: 08 jun. 2018.
BRASIL. Lei n.11.096, de 13 de janeiro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm. Acesso em: 08 jun. 2018.
BRASIL. Portaria n. 2, de 26 de janeiro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2704-sisuportarianormativa2&Itemid=30192. Acesso em: 08 jun. 2018.
BRASIL. Portaria n. 807, de 18 de junho de 2010. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/legislacao/2010/portaria807_180610.pdf. Acesso em: 08 jun. 2018.
BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 08 jun. 2018.
BRASIL. Portaria normativa n. 21, de 05 de novembro de 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/portariaN9.pdf. Acesso em: 11 jun. 2018.
BRASIL. Lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13409.htm. Acesso em: 08 jun. 2018.
BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Disponível em: https://enem.inep.gov.br/#/crono?_k=7pvspg. Acesso em: 12 jun. 2018a.
BRASIL. Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Disponível em: http://sisfiesportal.mec.gov.br/. Acessado em: Acesso em: 12 jun. 2018b.
BRASIL. Portal do Ministério da Educação (MEC). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/sobre-sistema.html. Acesso em: 12 jun. de 2018c.
BRASIL. Programa Universidade para todos (Prouni). Disponível em: http://prouniportal.mec.gov.br/. Acesso em: Acesso em: 12 jun. 2018d.
BRASIL. Resumo técnico 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/resumos-tecnicos1. Acesso em: 11 jun. de 2018e.
BRASIL. Sistema de Seleção Unificada (SISU). Disponível em: http://www.sisu.mec.gov.br/. Acesso em: 11 jun. 2018f.
CHARADEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dictionnaire d’analyse du discours. Paris: Éditions du Seuil, 2002.
FERES JÚNIOR, J. Comparando justificações das Políticas de Ação Afirmativa: EUA e Brasil. Estudos Afro-Asiáticos, v. 29, n. 1-3, p. 63-84, 2007. Disponível em: http://www.achegas.net/numero/30/joao_feres_30.pdf. Acesso em: 16 jun.2018.
GOMES, J. B. B. A Recepção do Instituto da Ação Afirmativa pelo Direito Constitucional Brasileiro. In: SANTOS, S. A. dos (org.). Ações Afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2007. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/acoes_afirm_combate_racismo_americas.pdf. Acesso em: 02 jun. 2018.
GREGOLIN, M. R. V. Formação discursiva, redes de memória e trajetos sociais de sentido: mídia e produção de identidades. In: BARONAS, R. L. Análise do discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 155-168, 2007.
IBGE. Censo da Educação Superior de 2010. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2010/divulgacao_censo_2010.pdf. Acesso em: 10 jun. 2018.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos (trad. Sírio Possenti). Curitiba, PR: Criar Edições, 2005.
ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2001.
ROCHA, S. Educação de qualidade e democrática: um direito de todos. In: FONSECA, A. e FAGNANI, E. (org.). Políticas sociais, cidadania e desenvolvimento: educação, seguridade social, pobreza, política urbana e demografia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, (Vol.2), pp. 29-63. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.