Métodos de Avaliação Ergonômica e sua aplicabilidade na medição de desempenho na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12427Palavras-chave:
Métodos de avaliação, Observação sistemática, Ergonomia, Educação básica.Resumo
O cruzamento entre métodos avaliativos do campo da Ergonomia e Fatores Humanos com a área da Educação pode trazer maior formalidade a conhecimentos que hoje se apresentam como empíricos; os benefícios desta sistematização integram a possibilidade de reconhecer precocemente fatores de defasagem educacional dos alunos, antes mesmo do processo de alfabetização, contribuindo para o início de políticas de reforço escolar antes do eventual fracasso em provas e trabalhos escritos. Nesta perspectiva, foram analisados os Métodos Ergonômicos da Observação Sistemática, HTA e SAGAT, correlacionados com as práticas docentes de sala de aula no 2º ano do Ensino Fundamental, objetivando fomentar a formalização dos registros de desempenho discente e apoiar a implementação de técnicas de recuperação e reforço escolar.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ERGONOMIA - ABERGO. O que é Ergonomia? Disponível em: http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia. Acesso em: 12 nov. 2018.
GONÇALVES, Josiane Peres; AZEVEDO, Tamires Ferreira. Avaliação do desempenho escolar: visão das professoras do segundo ano do ensino fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 2, p. 445-466, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6026/5398. Acesso em: 27 fev. 2019.
IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.
KNIJNIK, Luiza Feijó; GIACOMONI, Claudia; STEIN, Lilian Milnitsky. Teste de desempenho escolar: um estudo de levantamento. Psico-USF, v. 18, n. 3, p. 407-416, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-82712013000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 fev. 2019.
MORAES, Anamaria de; MONT'ALVÃO, Cláudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. 4. ed. Teresópolis: 2AB, 2010.
SILVA, André Luiz da; LEMES, Sebastião de Souza. Uma discussão com vistas ao desenvolvimento de um sistema on-line de avaliação do desempenho escolar: um estudo experimental sobre avaliação de desempenho escolar em rede. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, v. 20, n. 2, p. 271-281, maio/ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9463. Acesso em: 27 fev. 2019.
STANTON, Neville; HEDGE, Alan; BROOKHUIS, Karel; SALAS, Eduardo HENDRICK, Hal. Handbook of human factors and ergonomics methods. Boca Raton: CRC Press, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.