Métodos de Avaliação Ergonômica e sua aplicabilidade na medição de desempenho na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12427

Palavras-chave:

Métodos de avaliação, Observação sistemática, Ergonomia, Educação básica.

Resumo

O cruzamento entre métodos avaliativos do campo da Ergonomia e Fatores Humanos com a área da Educação pode trazer maior formalidade a conhecimentos que hoje se apresentam como empíricos; os benefícios desta sistematização integram a possibilidade de reconhecer precocemente fatores de defasagem educacional dos alunos, antes mesmo do processo de alfabetização, contribuindo para o início de políticas de reforço escolar antes do eventual fracasso em provas e trabalhos escritos. Nesta perspectiva, foram analisados os Métodos Ergonômicos da Observação Sistemática, HTA e SAGAT, correlacionados com as práticas docentes de sala de aula no 2º ano do Ensino Fundamental, objetivando fomentar a formalização dos registros de desempenho discente e apoiar a implementação de técnicas de recuperação e reforço escolar.

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Biografia do Autor

Tiago Rocha Matias, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis – SC

Possui graduação em Design pela Universidade Luterana do Brasil(2008), especialização em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa(2014) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Parobé(1996). Atualmente é Professor de Informática da Prefeitura Municipal de Porto Belo, e mestrando em Design pela UDESC.

Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis – SC

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Hall Ceart (UDESC) e da Revista Human Factors in Design (PPGDESIGN/UDESC), docente e pesquisador na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina e na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, além de avaliador ad hoc do INEP/BASis e do Conselho Estadual de Educação CEE/SC e consultor ad hoc do CNPq. Tem experiência na área de Desenho Industrial: ensino e pesquisa em design, gestão do design, metodologia de projeto e fatores humanos.

Referências

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

MATIAS, T. R.; SANTOS, F. A. N. V. dos. Métodos de Avaliação Ergonômica e sua aplicabilidade na medição de desempenho na Educação Básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1284–1294, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.12427. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12427. Acesso em: 21 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos