Charge: gênero multimodal no letramento dos estudantes do segundo ciclo da Educação Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.12676

Palavras-chave:

Educação fundamental, Gênero multimodal, Letramento

Resumo

O artigo publiciza resultados de uma pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop. A abordagem qualitativa pautou-se nos princípios da pesquisa ação e no planejamento de uma Sequência Didática (SD), com o propósito de trabalhar o gênero charge, a fim de motivar os estudantes para a leitura e letramento dos gêneros multimodais. A SD foi trabalhada em uma escola da rede pública, com estudantes do 5º ano da Educação Fundamental. A intervenção docente realizada suscitou debates e compreensões que propiciaram aos estudantes reflexões críticas, decorrentes da apropriação de diferentes níveis de letramentos, por meio do trabalho com o gênero charge.

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Biografia do Autor

Elisângela Renata Tomaz Denardin, Secretaria Municipal de Educação (SME), Lucas do Rio Verde – MT

Professora de Língua Portuguesa. Mestrado em Letras (UNEMAT).

Angela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Juara – MT

Professora Adjunta na Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras. Doutorado em Educação (UNIMEP).

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

DENARDIN, E. R. T.; MELLO, A. R. C. de. Charge: gênero multimodal no letramento dos estudantes do segundo ciclo da Educação Fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 20–36, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.12676. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12676. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos