Charge: gênero multimodal no letramento dos estudantes do segundo ciclo da Educação Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.12676

Palavras-chave:

Educação fundamental. Gênero multimodal. Letramento.

Resumo

O artigo publiciza resultados de uma pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Sinop. A abordagem qualitativa pautou-se nos princípios da pesquisa ação e no planejamento de uma Sequência Didática (SD), com o propósito de trabalhar o gênero charge, a fim de motivar os estudantes para a leitura e letramento dos gêneros multimodais. A SD foi trabalhada em uma escola da rede pública, com estudantes do 5º ano da Educação Fundamental. A intervenção docente realizada suscitou debates e compreensões que propiciaram aos estudantes, reflexões críticas, decorrentes da apropriação de diferentes níveis de letramentos, por meio do trabalho com o gênero charge.

Biografia do Autor

Elisângela Renata Tomaz Denardin, Unemat/Sinop

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT/PROFLETRAS), Campus de Sinop. Professora de Língua Portuguesa da rede municipal de Ensino de Lucas do Rio Verde. E-mail: eli.denardin@gmail.com

Angela Rita Christofolo de Mello

Profa. Dra. Ângela Rita Christofolo de Mello

Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil),

Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Câmpus de Cáceres

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras, Câmpus de Sinop.

Líder Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEFOPE/CNPq)

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9732-6175

E-mail: angela.mello@unemat.br

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

Tomaz Denardin, E. R., & Mello, A. R. C. de. (2021). Charge: gênero multimodal no letramento dos estudantes do segundo ciclo da Educação Fundamental. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 16(1). https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.12676