A dimensão estético-trágica do pensamento de Nietzsche e os desafios para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12840

Palavras-chave:

Dimensão Estético-trágica, Educação, EsDimensão estético-trágica, Espírito livre, Nietzsche, Transvaloração de todos os valores.

Resumo

O texto objetiva discutir a dimensão estético-trágica do pensamento de Nietzsche, pois suas ideias são provocativas e vão além do bem e do mal. Ao pensar dessa forma, ele elabora uma crítica ao conhecimento, que não ocorre por meio de uma perspectiva epistemológica, já que a ciência é colocada sob suspeita, pela possibilidade de ocultar o caos em meio à superabundância e escapar do pessimismo. Nietzsche, ao considerar a arte como o eixo central de sua filosofia, propõe a transvaloração dos valores morais. As concepções educacionais que se baseiam exclusivamente na racionalidade pressupõem que o mundo deve ser conhecido e decifrado, já que as dificuldades e os sofrimentos consistem em obstáculos. A educação estético-trágica, por outro lado, propõe que o caos inerente à vida seja considerado como um elemento que potencializa e fortalece o ser humano.

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Biografia do Autor

Lucinéia Aparecida Ferreira, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava – PR

Mestranda em Educação.

Luciane Neuvald, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava – PR

Professora Doutora.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

FERREIRA, L. A.; NEUVALD, L. A dimensão estético-trágica do pensamento de Nietzsche e os desafios para a educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 333–346, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12840. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12840. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos