As concepções de educação ambiental dos(as) professores(as) nas Escolas Municipais de Matinhos, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.12908

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação de professores, Preferências ambientais

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das concepções de Educação Ambiental de professores(as) das escolas municipais de Matinhos, no estado do Paraná, Brasil. A pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativo. No primeiro, foi elaborado um questionário, cujas questões se basearam em temas gerais da Educação Ambiental, considerando as relações entre o ser humano e o meio ambiente, em que houve a participação de 51 professores(as). A análise ocorreu através do levantamento estatístico. No segundo, foram realizadas entrevistas com 13 professores(as) que foram transcritas e analisadas através da técnica da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram aspectos preservacionistas/conservacionistas e uma compreensão de interdependência com a natureza, embora sem um grau de aprofundamento significativo. Também mostraram uma valorização do meio ambiente e compreensões das contradições existentes na atualidade, fazendo relações com diferentes áreas do conhecimento. Tais características dos resultados mostram o potencial dos(as) professores(as) em construir novas possibilidades de relacionamento com a natureza.

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Biografia do Autor

Ruth Kellen Catão Chaves, Secretaria Municipal de Educação (SME), Matinhos – PR

Professora na Escola Municipal Wallace Tadeu de Mello e Silva. Mestrado em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais (UFPR).

Emerson Joucoski, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos – PR

Professor do Ensino Básico e Tecnológico. Doutorado em Ciências (USP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Christiano Nogueira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos – PR

Professor no Programa de Pós-Graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais. Doutorado em Educação Ambiental (FURG).

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

CHAVES, R. K. C.; JOUCOSKI, E.; NOGUEIRA, C. As concepções de educação ambiental dos(as) professores(as) nas Escolas Municipais de Matinhos, Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 605–621, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.12908. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12908. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos