Ainda a semiformação: contribuições de Adorno e Horkheimer em tempos de cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12923Palavras-chave:
Educação, Semiformação, Teoria Crítica, Cibercultura.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo norteador desenvolver um estudo crítico e reflexivo acerca da semiformação em tempos de cibercultura. O estudo está amparado na teoria crítica, a partir de uma abordagem teórico-metodológica pautada principalmente nos estudos de Theodor Adorno e Horkheimer, que discute o processo de semiformação na sociedade contemporânea. Compreende-se a educação de maneira ampla, como um espaço tempo necessário para reflexão e tomada de consciência para formar as gerações sobre “ser e estar” no mundo na sociedade da cibercultura.Downloads
Referências
ADORNO, T. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e indústria cultural. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.
ADORNO, T. Teoria da semicultura. Educação e sociedade, Campinas: CEDES, n. 56, p. 388-411, dez. 1999.
ADORNO, T. Dialética do esclarecimento. Trad.: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ADORNO, T. Indústria Cultural e sociedade. Tradução de Juba Elisabeth Levy (et al.). São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Educação e Emancipação. Trad.: Wolfgang L. Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BUENO, S. F. Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola. Revista Brasileira de educação, v. 12, n. 35, maio/ago. 2007.
CASTELS, M. A sociedade em rede: do Conhecimento à Acção Política. Imprensa Nacional, Casa da Moeda, Lisboa, Portugal, 2005.
COLBO, C. Acepto las Condiciones: Usos y abusos de las tecnologías digitales, Fundación Santillana, Madrid, 2019.
CONTRERAS, J. Autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FREITAG, B. A Teoria Crítica ontem e hoje. São Paulo: brasiliense, 1988.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
IOP, E. Formação cultural, semicultura e indústria cultural: contribuições de Adorno sobre a emancipação. Revista Espaço Pedagógico. Passo Fundo, v. 16, n. 2, p. 20-33, jul./dez.2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.