Imigrantes no espaço escolar: interfaces da cidadania intercultural com os valores cívicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13149

Palavras-chave:

Educação intercultural, Imigrantes, Valores cívicos.

Resumo

Partindo da perspectiva da filósofa espanhola Adela Cortina ao apontar a existência de valores cívicos, cuja incorporação na ação educativa institucional é primordial, este trabalho tem como objetivo propor uma reflexão na qual valores como liberdade, igualdade, diálogo, respeito ativo, e solidariedade pode contribuir para a vivência da educação institucional em sua dimensão intercultural. A proposição deste artigo desvela-se de maneira relevante ao passo que ao se pautar na concepção contraposta à opressão de diferentes culturas, que é desvelada a partir das reflexões de referenciais teóricos como Adela Cortina e Paulo Freire, demonstra a possibilidade de que uma benéfica e salutar relação seja constituída no espaço escolar de modo a tornar o direito à educação aos imigrantes efetivamente viável. Para isso, em um primeiro momento, este trabalho apontará dados da entrada de imigrantes no Brasil e diretrizes gerais da política migratória brasileira no tocante ao acesso à educação. Na sequência, será retratado, sob a perspectiva de Adela Cortina, o conceito de cidadania intercultural e o seu liame com a ação educativa no espaço escolar. Como desfecho, por meio da abordagem pontual dos valores cívicos, será estabelecida uma reflexão a respeito da contribuição que estes valores incorporados à ação educativa institucional podem oferecer no que diz respeito à promoção de condições profícuas para o desenvolvimento da cidadania intercultural.

Biografia do Autor

Natalia Branco Lopes Krawczun, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Coordenadora do CST em Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais na Kroton Educacional. Pós-Graduada em Educação (UEL).

Claudio César Machado Moreno, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Professor nos Cursos de Direito Civil e Direito Internacional Privado e Vice-chefe do Departamento de Direito Privado. Pós-Graduado em Direito (UNIVEM).

Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente no Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial. Doutorado em Direito (UFPR).

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Publicado

17/03/2020

Como Citar

KRAWCZUN, N. B. L.; MORENO, C. C. M.; ESPOLADOR, R. de C. R. T. Imigrantes no espaço escolar: interfaces da cidadania intercultural com os valores cívicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1836–1854, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13149. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13149. Acesso em: 5 mar. 2021.