Imigrantes no espaço escolar: interfaces da cidadania intercultural com os valores cívicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13149

Palavras-chave:

Educação intercultural, Imigrantes, Valores cívicos.

Resumo

Partindo da perspectiva da filósofa espanhola Adela Cortina ao apontar a existência de valores cívicos, cuja incorporação na ação educativa institucional é primordial, este trabalho tem como objetivo propor uma reflexão na qual valores como liberdade, igualdade, diálogo, respeito ativo, e solidariedade pode contribuir para a vivência da educação institucional em sua dimensão intercultural. A proposição deste artigo desvela-se de maneira relevante ao passo que ao se pautar na concepção contraposta à opressão de diferentes culturas, que é desvelada a partir das reflexões de referenciais teóricos como Adela Cortina e Paulo Freire, demonstra a possibilidade de que uma benéfica e salutar relação seja constituída no espaço escolar de modo a tornar o direito à educação aos imigrantes efetivamente viável. Para isso, em um primeiro momento, este trabalho apontará dados da entrada de imigrantes no Brasil e diretrizes gerais da política migratória brasileira no tocante ao acesso à educação. Na sequência, será retratado, sob a perspectiva de Adela Cortina, o conceito de cidadania intercultural e o seu liame com a ação educativa no espaço escolar. Como desfecho, por meio da abordagem pontual dos valores cívicos, será estabelecida uma reflexão a respeito da contribuição que estes valores incorporados à ação educativa institucional podem oferecer no que diz respeito à promoção de condições profícuas para o desenvolvimento da cidadania intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Branco Lopes Krawczun, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Coordenadora do CST em Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais na Kroton Educacional. Pós-Graduada em Educação (UEL).

Claudio César Machado Moreno, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Professor nos Cursos de Direito Civil e Direito Internacional Privado e Vice-chefe do Departamento de Direito Privado. Pós-Graduado em Direito (UNIVEM).

Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente no Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial. Doutorado em Direito (UFPR).

Referências

ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/. Acesso em: out. 2019.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1992.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: ago. 2019.

BRASIL. Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm. Acesso em: ago. 2019.

CORTINA, A. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Loyola, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1995

LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994

MENDONÇA, E. P. de. A construção da liberdade. São Paulo: Convívio, 1977.

MILESI, R.; COURY, P. Refúgio, Migrações e Cidadania. Cadernos de Debates, Brasília, v. 12, n. 12, 2017. Instituto Migrações e Direitos Humanos. ISSN: 1984.2104. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/02/Caderno-de-Debates-12_Ref%C3%BAgio-Migra%C3%A7%C3%B5es-e-Cidadania.pdf. Acesso em: ago. 2019.

MORAES, R. de. O que é ensinar? São Paulo: EPU, 1986.

PASSARINHO, N. Brasil recebe apenas 2% dos 2,3 milhões de venezuelanos expulsos pela crise. BBC News Brasil, 21 ago. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45251779. Acesso em: out. 2019.

PIZZI, J. O conteúdo moral do agir comunicativo. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

UNRWA. United Nations Relief and Works Agency. Disponível em: https://www.unrwa.org/. Acesso em: set. 2019.

Publicado

17/03/2020

Como Citar

KRAWCZUN, N. B. L.; MORENO, C. C. M.; ESPOLADOR, R. de C. R. T. Imigrantes no espaço escolar: interfaces da cidadania intercultural com os valores cívicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1836–1854, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13149. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13149. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos