Evasão no Ensino Superior em cursos presenciais: uma proposta preventiva por meio de um tratamento estatístico
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13188Palavras-chave:
Evasão no Ensino Superior, Tabelas de contingência, Teste qui-quadradoResumo
O trabalho teve por objetivo propor o tratamento estatístico para investigar possíveis causas da evasão em uma Instituição do Ensino Superior (IES). O método estatístico adotado traçou o perfil do aluno propenso à evasão em função de tabelas de contingência, o que permite usar o teste qui-quadrado para avaliar a associação entre evasão e situação socioeconômica. Os resultados delinearam o perfil: gênero masculino da faixa etária de 16 a 20 anos, solteiro, não é egresso do terceiro grau; conhecimento satisfatório da língua inglesa; básico de informática, empregado, pertence à família de renda mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, sem descontinuidade do ensino médio particular para o superior.
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