A interferência da herança cultural na educação sexual de agentes escolares: um estudo de uma instituição infantil do interior paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13586

Palavras-chave:

Agentes escolares, Educação infantil, Educação sexual, Herança cultural

Resumo

A Educação sexual ainda é um assunto tratado como tabu e trabalhá-lo é essencial para uma formação natural e integral de todo e qualquer indivíduo desde a mais tenra idade. Partindo desta visão, o presente trabalho visa analisar e desvelar, com base na análise de três agentes escolares de uma Instituição de Educação Infantil, como a herança cultural cultivada no seio familiar pode vir a interferir no trabalho das questões relacionadas à sexualidade dentro e fora do âmbito escolar. Para a realização deste estudo partimos dos conceitos elaborados por Pierre Bourdieu, e para a análise dos dados utilizamos o método praxiológico, também elaborado pelo sociólogo francês e sua equipe. O estudo aqui proposto teve como intuito levantar algumas discussões acerca da interferência da herança familiar sobre a sexualidade.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Celli de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professora no o Departamento de Didática. Doutorado em Educação (UFSCAR).

Referências

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

OLIVEIRA, M. F. C. de; MUZZETI, L. R. A interferência da herança cultural na educação sexual de agentes escolares: um estudo de uma instituição infantil do interior paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 176–188, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13586. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13586. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos