A interferência da herança cultural na educação sexual de agentes escolares: um estudo de uma instituição infantil do interior paulista

Maria Fernanda Celli de Oliveira, Luci Regina Muzzeti

Resumo


A Educação sexual ainda é um assunto tratado como tabu e trabalha-lo é essencial para uma formação natural e integral de todo e qualquer indivíduo desde a mais tenra idade. Partindo desta visão, o presente trabalho visa analisar e desvelar com base na análise de três agentes escolares de uma Instituição de Educação Infantil, como a herança cultural cultivada no seio familiar pode vir a interferir no trabalho das questões relacionadas à sexualidade dentro e fora do âmbito escolar. Para a realização deste estudo partimos dos conceitos elaborados por Pierre Bourdieu e para a análise dos dados utilizamos o método praxiológico, também elaborado pelo sociólogo francês e sua equipe. O estudo aqui proposto teve como intuito levantar algumas discussões acerca da interferência da herança familiar sobre a sexualidade.

Palavras-chave


Agentes escolares; Educação infantil; Educação sexual; Herança cultural.

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 436 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 26 de fev. de 2020.

BOURDIEU, Pierre. 1930 - A dominação masculina / Pierre Bourdieu; tradução Maria Helena Kühner. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

_____Escritos de Educação / Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (organizadores). 9. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. – (Ciências sociais da educação).

GUIZZO, Bianca Salazar; FELIPE, Jane. Avanços e retrocessos em políticas públicas contemporâneas relacionadas a gênero e sexualidade: entrelaces com a Educação. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 37., 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: < www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt23-3858.pdf>. Acesso em: 25 de fev. de

ORTIZ, Renato. Bourdieu, Pierre, 1930 - Pierre Bourdieu: sociologia I organizador [da coletânea] Renato Ortiz; [tradução de Paula Montero e Alícia Auzmendi]. - São Paulo: Ática, 1983. (Grandes cientistas sociais; 39).

RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS SABERES ACERCA DA SEXUALIDADE HUMANA E DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL. In: Educação sexual: múltiplos temas, compromisso comum/ Mary Neide Damico Figueiró (org.). – Londrina: UEL, 2009, p. 129-140.

UNESCO. Orientações técnicas de educação em sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem. -- Brasília: UNESCO, 2014.53 p.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13586



Direitos autorais 2021 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.