Crianças em transições na vida cotidiana e nas instituições
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13847Palavras-chave:
Periodização do desenvolvimento, Psicologia histórico-cultural, Transições, Perspectiva da criança.Resumo
Apresenta-se a obra Children's transitions in everyday life and institutions, de 2019, que aborda os processos de transição das crianças em/entre práticas institucionais à luz dos princípios da psicologia histórico-cultural. Organizada por Mariane Hedegaard e Marilyn Fleer, a obra retrata diversas situações empíricas dando destaque à perspectiva da criança nos processos de transição que, ocorrendo desde muito cedo na vida infantil, promovem a reestruturação de suas relações sociais. Esse processo guarda, em potencial, a possibilidade de formação de novas capacidades afetivo-cognitivas. O destaque à perspectiva da criança e à dimensão institucional na análise das atividades-guia são apontados, nessa resenha, como importantes contribuições aos estudiosos brasileiros dessa tradição teórica. Pondera-se a ampliação do escopo do conceito de transição, incluindo passagens “horizontais” de nível microgenético, demarcando-se que a transformação dos motivos e a organização intencional destes nos processos educativos são os aspectos nucleares da problemática das transições no desenvolvimento.Downloads
Referências
DAVIDOV, Vasili Vasilovich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
HEDEGAARD, Mariane. The significance of demands and motives across practices in children's learning and development: An analysis of learning in home and school. Learning, Culture and Social Interaction, v. 3, n. 3, p. 188-194, set. 2014.
HEDEGAARD, Mariane; FLEER, Marilyn. Children’s transitions in everydaylife and institutions. London: Bloomsbury, 2019.
HEDEGAARD, Mariane; FLEER, Marilyn. Studying children: a cultural-historical approach. London: Open University Press, 2008.
ILYENKOV, Evald Vasilievich. The dialectics of the abstract and the concrete in Marx’s Capital. Delhi: AAKAR books, 2008.
LEONTIEV, Alex Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizontes, 1978.
LEONTIEV, Alex Nikolaevich. Actividad, conciencia y personalidad. Havana: Pueblo y Educacion, 1983
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995.
VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas. Tomo IV. Madri: Visor, 1996.
VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas. Tomo V. Madri: Visor, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Carolina Picchetti Nascimento, Juliana Campregher Pasqualini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.