Crianças em transições na vida cotidiana e nas instituições

Carolina Picchetti Nascimento, Juliana Campregher Pasqualini

Resumo


Apresenta-se a obra Children's transitions in everyday life and institutions, de 2019, que aborda os processos de transição das crianças em/entre práticas institucionais à luz dos princípios da psicologia histórico-cultural. Organizada por Mariane Hedegaard e Marilyn Fleer, a obra retrata diversas situações empíricas dando destaque à perspectiva da criança nos processos de transição que, ocorrendo desde muito cedo na vida infantil, promovem a reestruturação de suas relações sociais. Esse processo guarda, em potencial, a possibilidade de formação de novas capacidades afetivo-cognitivas. O destaque à perspectiva da criança e à dimensão institucional na análise das atividades-guia são apontados, nessa resenha, como importantes contribuições aos estudiosos brasileiros dessa tradição teórica. Pondera-se a ampliação do escopo do conceito de transição, incluindo passagens “horizontais” de nível microgenético, demarcando-se que a transformação dos motivos e a organização intencional destes nos processos educativos são os aspectos nucleares da problemática das transições no desenvolvimento.

Palavras-chave


Periodização do desenvolvimento; Psicologia histórico-cultural; Transições; Perspectiva da criança.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13847



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