Oportunidades de aprendizagem com apoio da Comunicação Aumentativa e Alternativa em tempos de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13945

Palavras-chave:

Comunicação aumentativa e alternativa, COVID-19, Materiais educacionais acessíveis, Necessidades complexas de comunicação.

Resumo

Este estudo analisa os conteúdos de postagens envolvendo Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) na página ComunicaTEA_pais no Instagram, para identificar que materiais estão sendo criados e disponibilizados para apoiar a aprendizagem de estudantes com necessidades complexas de comunicação (NCC) durante o fechamento das escolas devido à pandemia pelo novo coronavírus. A partir da técnica de Análise de Conteúdo, esta pesquisa qualitativa exploratória analisou 94 postagens. Cinco categorias se destacaram, a saber: orientações sobre a Covid-19; atividades educativas formais; atividade educativas não formais; orientações sobre o uso de CAA e recursos tecnológicos. Os conteúdos das postagens revelam a contribuição da página para difundir informações e atenuar desigualdades ao promover acesso a recursos de apoio à comunicação. Constata-se um processo dinâmico de apoio educacional e psicossocial para a comunidade de pessoas com NCC e sua rede de apoio frente às mudanças na rotina escolar de alunos com deficiência e NCC.

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Biografia do Autor

Renata Bonotto, Alternativa Inclusiva (AI), Porto Alegre – RS

Consultora e Formadora em Comunicação Aumentativa e Alternativa. Doutorado em Informática na Educação (FURG).

Ygor Corrêa, Universidade de Caxias do Sul (UCS) Caxias do Sul – RS

Pós-Doutorando no Departamento de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu).

Eduardo Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Professor Adjunto do Departamento de Design e Expressão Gráfica e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Design. Doutorado em Design (UFRGS).

Daianne Serafim Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Design (PGDesign).

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Publicado

20/07/2020

Como Citar

BONOTTO, R.; CORRÊA, Y.; CARDOSO, E.; MARTINS, D. S. Oportunidades de aprendizagem com apoio da Comunicação Aumentativa e Alternativa em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1730–1749, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13945. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13945. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos