Olhares para a diversidade, inclusão escolar e exclusão social: contribuições da educação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14418

Resumo

Os anos da década de 1990 marcam importantes mudanças nos discursos envolvendo os direitos humanos, as relações entre as políticas nacionais e os organismos internacionais. São resultado de disputas por projetos sociais antagônicos que visam apresentar alternativas de combate à exclusão e promotoras de inclusão social, sobretudo, por meio da educação. Embora o tema dos direitos humanos tenha sido construído no pós-guerra e os primeiros acordos assinados durante a Guerra Fria, os anos de 1990 favoreceram outra perspectiva a essa temática (KOERNER, 2002) e, também, novas formas de entendimento entre os poderes locais (nacionais) e o internacional (DALE, 2004).

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Biografia do Autor

Fabiano Antonio dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS), Corumbá – (MS)

Professor do curso de pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, campus do Pantanal.

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – (MS)

Professora Adjunta do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, Campus do Pantanal.

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – (MS)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, campus do Pantanal.

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Publicado

30/10/2020

Como Citar

SANTOS, F. A. dos; MARTINS, B. A.; KASSAR, M. de C. M. Olhares para a diversidade, inclusão escolar e exclusão social: contribuições da educação social. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2146–2166, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14418. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14418. Acesso em: 23 dez. 2024.