Olhares para a diversidade, inclusão escolar e exclusão social: contribuições da educação social
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14418Resumo
Os anos da década de 1990 marcam importantes mudanças nos discursos envolvendo os direitos humanos, as relações entre as políticas nacionais e os organismos internacionais. São resultado de disputas por projetos sociais antagônicos que visam apresentar alternativas de combate à exclusão e promotoras de inclusão social, sobretudo, por meio da educação. Embora o tema dos direitos humanos tenha sido construído no pós-guerra e os primeiros acordos assinados durante a Guerra Fria, os anos de 1990 favoreceram outra perspectiva a essa temática (KOERNER, 2002) e, também, novas formas de entendimento entre os poderes locais (nacionais) e o internacional (DALE, 2004).
Downloads
Referências
DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”?. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.
DÍAZ, Andrés Soriano. Uma aproximação à Pedagogia- Educação Social. Revista Lusófona de Educação. v. 7 n. 7, 2006. Disponível em https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/64
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São. Paulo: Ed. Cortez, 1995
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. V. 3. Maquiavel: notas sobre o estado e a política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
KOERNER, Andrei. Ordem política e sujeito de Direito no debate sobre direitos humanos. Lua Nova, Nº 57— 2002.
KUENZER, Acacia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In Saviani, Dermeval; Sanfelice, José Luiz; Lombardi, José Claudinei. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 2ed. Campinas: Autores Associados, 2006. Pp 77-96.
MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade social. São Paulo: Paulus, 1997.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares, São Paulo: Boitempo, 2005. RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.
RIBEIRO, Marlene. Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo. Educação & Sociedade. Campinas, v. 27, n. 94, p. 155-178, Abril, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100008.
RIBEIRO, M. O caráter pedagógico dos movimentos sociais. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 58, p. 41-71, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo; Campinas: Cortez: Autores Associados, 1988.
UN. Universal Declaration of Human Rights (UDHR). UN General Assembly. Paris, 1948. Disponível em http://undocs.org/en/A/RES/217(III)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Bárbara Amaral Martins, Fabiano Antonio dos Santos, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.