A educação social nos novos espaços e tempos: as realidades entroncadas da intervenção social e educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14423

Resumo

O artigo norteia-se pelos seguintes objetivos, na base de uma metodologia hermenêutica (analítica) que coincide com os pontos estruturais do texto: Analisar os indícios/vestígios da realidade atual e o reto da educação social; Clarificar conceptual e semanticamente a pedagogia social e educação social, no âmbito das Ciências da Educação; Compreender a (inter)relação entre a pedagogia social (âmbito teórico) e a educação social (âmbito prático), especialmente a prática da ação pedagógico-social do educador social na comunidade; Aprofundar a pedagogia social e educação social no contexto da intervenção social escolar. Servimo-nos de um quadro teórico-conceptual norteado por um conjunto de estudos de especialistas sobre a pedagogia social e educação social, que nos levaram a aprofundar estes conceitos nos novos espaços e tempos atuais da sociedade em geral. Os espaços e tempos na atualidade marcam a Pedagogia no âmbito social, seja ao nível escolar e não-escolar. Sabemos que a globalização fez proliferar ‘espaço e tempo’ no aprender e nas formas de conviver, com novas caraterísticas e áreas de ação ou intervenção. Pretendemos que a educação social inclua uma série de caraterísticas de intervenção, relacionadas com áreas específicas que são hoje fundamentais, para além daquelas que a sua evolução e identidade têm abarcado, por exemplo: educação escolar de adultos, gerontológica e intergeracional; o empreendedorismo social; a educação ambiental e ecológica; a gestão e promoção da cultura, do patrimônio e do turismo ecológico/rural; os imigrantes, os refugiados e os grupos étnicos; a promoção da mulher; a mediação (escolar, social), etc.

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Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Castelo Branco – Portugal

Coordenador do Mestrado de Intervenção Social Escolar e membro de comissões científicas de mestrados na Escola Superior de Educação. Doutor em Educação/Ciências da Educação Coordenou como responsável institucional o Projeto Transfronteiriço entre Universidad de Extremadura (Badajoz-Espanha) ‘Programa de Inteligência Emocional em alunos da Educação Básica na Região de Castelo Branco’ (entre 2011-2017).

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Publicado

30/10/2020

Como Citar

MARTINS, E. C. A educação social nos novos espaços e tempos: as realidades entroncadas da intervenção social e educativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2167–2187, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14423. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14423. Acesso em: 13 nov. 2024.