Desafios do trabalho de educadoras sociais em casas de acolhimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14448

Palavras-chave:

Educador social, Sofrimento, Abrigo, Psicodinâmica

Resumo

Este estudo analisa as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de educadoras sociais em Casas de Acolhimento no Pantanal Sul-Mato-Grossense. Baseado na teoria da Psicodinâmica do Trabalho, foi analisado o sofrimento derivado do choque entre as normatizações organizacionais e as situações laborais reais experienciadas no atendimento a crianças e adolescentes. Nove profissionais de duas instituições públicas foram entrevistadas, cujas narrativas foram ponderadas através da Análise de Sentido. Os resultados apontam para o uso constante de inteligência prática diante de condições materiais e capacitações insuficientes, relações institucionais desrespeitosas, falta de suporte emocional-afetivo e autoaceleração pela sobrecarga de trabalho imposta. A identificação com as tarefas socioeducativas e a satisfação com o desenvolvimento dos acolhidos foram os aspectos citados propulsores de realização. Conclui-se ser necessário o reconhecimento da profissão e da importância da educação social para a reintegração segura dos acolhidos na família de origem ou lar adotivo.

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Biografia do Autor

Eiza Nádila Bassoli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.

Vanessa Cartherina Neumann Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Professora Associada do Curso de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

30/10/2020

Como Citar

BASSOLI, E. N.; FIGUEIREDO, V. C. N. Desafios do trabalho de educadoras sociais em casas de acolhimento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2396–2410, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14448. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14448. Acesso em: 23 dez. 2024.