Cursos de Pedagogia: tecnologias digitais e justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14509

Palavras-chave:

Curso de pedagogia, Projeto político-pedagógico, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Justiça social

Resumo

A relevância social e econômica das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) incita que a educação básica as considere, sob a égide da justiça social, já que a escola é o local para o desenvolvimento pleno do indivíduo. Este trabalho tem por objetivo analisar os projetos político-pedagógico (PPP) dos cursos de Pedagogia da UNESP – campus Araraquara, UNICAMP e USP – campus São Paulo – destacando as referências e disciplinas sobre TDIC e justiça social. Foi possível verificar que a justiça social é considerada pelas instituições analisadas e que existe disponibilidade de disciplinas, em sua maioria, optativas sobre tecnologias digitais, porém, os projetos, que representam a intencionalidade da ação pedagógica, não apresentam evidências explícitas de que TDIC sejam utilizadas e estudadas na perspectiva da justiça social.

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Biografia do Autor

Dayra Émile Guedes Martínez, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Livre docente, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 – CNPq. Coordenador Nacional FEPAE.

Márcia Lopes Reis, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professora Assistente no Departamento de Educação. Doutorado em Sociologia (UnB).

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

MARTÍNEZ, D. Émile G.; BIZELLI, J. L.; REIS, M. L. Cursos de Pedagogia: tecnologias digitais e justiça social. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2611–2623, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14509. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14509. Acesso em: 19 mar. 2024.