Aspectos históricos da educação inclusiva no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17822

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Aspectos históricos, Pessoa com deficiência

Resumo

O presente artigo objetivou compreender o movimento histórico da educação especial inclusiva no Brasil. Buscou-se respostas para a seguinte pergunta: Como a inclusão das pessoas com deficiência é compreendida na história da educação brasileira? A pesquisa tem cunho bibliográfico e documental e metodologia histórico-documental, apoiando-se teoricamente em Sassaki (2003), Mantoan (2003), Nogueira (2009) e Plaisance (2015). Apresenta-se um percurso histórico do conceito, das concepções educacionais e das terminologias utilizadas para referir-se às pessoas com deficiência, bem como as políticas dos Direitos e as Leis que foram criadas e contribuem para a garantia de oportunidades e igualdade para todas as pessoas. Compreender o panorama histórico enfrentado pelas pessoas com deficiência permite visualizar o percurso e as lutas enfrentadas e mostra que a busca pelo direito à educação para todos/as é algo que há muito tempo vem se discutindo e por um período já foi negado à grande parte da população.

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Biografia do Autor

Josiane Jocoski Bueno, Universidade Estadual do Paraná

Professora Colaboradora do Colegiado de Matemática. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Sávio Bueno, Universidade Estadual do Paraná

Professor Colaborador do Colegiado de Pedagogia, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (UNICENTRO).

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Curso de Pedagogia, Licenciaturas, Programa Stricto Sensu em Educação. Doutorado em Educação Universidade Complutende de Madri (Espanha).

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Publicado

20/06/2023

Como Citar

BUENO, J. J.; BUENO, S.; PORTILHO, E. M. L. Aspectos históricos da educação inclusiva no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023038, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17822. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17822. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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Artigos teóricos

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