O lugar das crianças com deficiências na educação infantil e políticas de inclusão na educação brasileira

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Paulo Rennes Marçal Ribeiro

Resumo


Nesse artigo buscamos refletir sobre qual “o lugar” que as crianças pequenas com deficiência, da Educação Infantil, de zero a cinco anos de idade, ocupam nas ações e políticas promovidas pelo Estado na educação brasileira, frente à necessidade em tomar conhecimento de quem são nos sistemas de ensino, quais as suas demandas diante da educação e se elas possuem algum espaço nas instituições de Educação Infantil. Subsidiados pela literatura científica e legislação nacional, concluímos que o lugar atribuído às crianças com deficiência, nas pesquisas, pelo poder público e pela sociedade de modo geral, é ainda o da invisibilidade, quando consideramos a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil. Essas crianças, ao longo de toda história, foram direcionadas a ocupar um “não-lugar”, um espaço onde os direitos sociais e a cidadania lhes são negados. Com essa reflexão, buscou-se dar ressignificação à essa invisibilidade tanto na legislação, quanto nos contextos das pesquisas em educação e, especificamente, da Educação Infantil.

Palavras-chave


Educação infantil; Deficiência; Inclusão.

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