Por um modelo pedagógico para uma educação agroecológica em perspectiva camponesa e indígena: avanços, tensões e desafios no Brasil e no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15122

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação, Modelos pedagógicos, Camponeses, Indígenas

Resumo

O presente artigo apresenta a concepção, avanços, desafios e tensões que emergem da proposição de um modelo educativo-pedagógico para a agroecologia. Para tanto, apresentamos duas experiências educativas de microcontextos do México e do Brasil, articuladas por movimentos indígenas e camponeses: a Escola de Agricultura Ecológica U YITS KA´AN, em Maní, Yucatán, México, e a Escola de Ensino Médio do Campo João dos Santos de Oliveira, uma escola do campo situada no Assentamento 25 de Maio, em Madalena, Ceará, Brasil. Apontamos a diversidade, complexidade e combinações que perpassam as estratégias dos sujeitos na reivindicação da agroecologia no processo educativo e formativo de ambas as escolas, e suas interfaces na disputa de um modelo educativo atrelado ao contexto sócio-histórico da luta indígena e camponesa dos dois países.

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Biografia do Autor

Rosa López Valentín, El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR), San Cristóbal de Las Casas – Chiapas

Departamento de Agricultura, Sociedade e Meio Ambiente, membro do Grupo Acadêmico de Agroecologia, e do Grupo de Pesquisa sobre a Massificação da Agroecologia.

Peter Michael Rosset, El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR), San Cristóbal de Las Casas – Chiapas

Professor Pesquisador Titular C no Departamento de Agricultura, Sociedade e Meio Ambiente, membro do Grupo Acadêmico de Agroecologia, e do Grupo de Pesquisa sobre a Massificação da Agroecologia. Pesquisador Visitante no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorado em Filosofia (UMICH) – Estados Unidos. Bolsista BPV-FUNCAP.

Lia Pinheiro Barbosa, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE

Docente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE). Pesquisadora do CLACSO. Doutorado em Estudos Latino-Americanos (UNAM) – México.

Carla Andreia Lobo Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE

Mestranda no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE).

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Publicado

21/05/2021

Como Citar

LÓPEZ VALENTÍN, R.; ROSSET, P. M.; PINHEIRO BARBOSA, L.; LOBO CASTRO, C. A. Por um modelo pedagógico para uma educação agroecológica em perspectiva camponesa e indígena: avanços, tensões e desafios no Brasil e no México. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp2, p. 1215–1230, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp2.15122. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15122. Acesso em: 21 nov. 2024.