O PIBID e a aprendizagem do fazer docente em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15299

Palavras-chave:

PIBID, Formação inicial, Aprendizagem docente, Ensino remoto

Resumo

A formação inicial de professores é sempre posta em xeque, seja quanto à organização curricular ou quanto aos seus métodos pedagógicos ou avaliativos. Assim, existem iniciativas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007, que visa fortalecer as licenciaturas. Com o olhar nesta temática, este texto objetiva refletir sobre as trajetórias do PIBID em três instituições federais brasileiras, evidenciando suas experiências em tempos de pandemia. De abordagem qualitativa, com uso da pesquisa documental, analisaram-se documentos referentes à edição 2020-2022. Conclui-se que, apesar de todos os desafios que o PIBID tem enfrentado, as instituições de ensino não medem esforços para a superação dos problemas em um contexto de trabalho remoto, fortalecendo os vínculos sociais e profissionais por meio de parcerias com outras instituições, fazendo uso dos recursos midiáticos e ferramentas virtuais com o fito de formar futuros professores capazes de atuar com êxito na profissão.

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Biografia do Autor

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (MPEDU/URCA) e Coordenadora do PIBID (Ciências e Pedagogia) da UFCA (Subprojeto 2020-2022). Doutorado em Educação (UFC).

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Professor Adjunto em cursos de licenciatura no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza; nos mestrados Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS); Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE); e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (PPGE UECE). Coordenador Institucional do PIBID. Doutorado em Educação Brasileira (UFC).

Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Professora e Coordenadora de Área do PIBID (Artes). Doutorado em Educação (UECE).

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Publicado

01/06/2021

Como Citar

ALVES, F. C. .; MARTINS, E. S.; LEITE, M. C. da S. R. O PIBID e a aprendizagem do fazer docente em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1586–1603, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15299. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15299. Acesso em: 27 abr. 2024.